sábado, 17 de dezembro de 2011

Integração: Escola e Comunidade (1ª semana)

Unidade 2 - Educação comunitária, saúde e cidadania
Disciplina: Educação comunitária e para a cidadania
Semana 1 (23 à 29/10)

"A escola necessita ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente de seu entorno no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem" (Ulisses)

Para que a escola se torne real se faz necessário o envolvimento com seu entorno, não se trata de uma tarefa fácil, mas se realizada fará das instituições escolares ambientes mais enriquecedores e mais ativos dentro dos problemas reais de seus alunos e de sua comunidade.

A articulação entre escola e comunidade ocorre, segundo Ulisses, de três formas:

- Para "fora" da escola: o bairro como espaço de aprendizagem, seus pontos positivos e negativos, seus problemas e/ou soluções vistas através da perspectiva do aluno.

- Para "dentro" da escola: trazer a vivência para dentro da sala de aula, através da transversalidade. Discutindo e propondo resoluções para temas e problemas investigados no entorno da escola.

- O protagonismo dos estudantes: a participação mais ativa e dinâmica dos estudantes no processo de ensino aprendizagem.

"Toda as ações, no entanto, devem considerar a escola, e seu currículo, como o centro das ações." (Ulisses)

O objetivo aqui não é somente interagir com a comunidade e/ou entorno da escola, mas fazer, como disse Ulisses, que as instituições sejam centro de ações que podem auxiliar não só alunos, mas a comunidade num geral.

Um bom exemplo de atividade de interação entre escola e comunidade são os fóruns, trata-se de articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno de diversas temáticas, como: ética, democracia e cidadania.

O desenvolvimento dos fóruns podem levar a resoluções de problemas e intervenções viáveis, partindo do olhar da comunidade escolar e não-escolar. Além disso, o fórum pode interagir, ainda, com especialistas ou órgãos, dependendo da temática discutida.

Outro exemplo, da satisfatória integração entre escola e comunidade, são os diversos projetos realizados na favela de Heliópolis em São Paulo, que depois de tantas lutas e vencendo a visível desigualdade social, pode trazer cultura e programas que articularam o entorno das escolas, mas do que isso, tornam a escola "viva" dentro da comunidade, tornando-se, assim, parte fundamental para o desenvolvimento do bairro.










A arquitetura evidencia a desigualdade social na favela de Heliópolis.







Um dos inúmeros projetos realizado na comunidade, que conta com a participação da escola e dos moradores .
 

# Vivência
Ao assistir à estes vídeos e olhar todas estas práticas me senti feliz e triste ao mesmo tempo.
FELIZ porque pude, mais uma vez, visualizar ações reais e possíveis, não pairando os meus pensamentos em meras imaginações.
TRISTE porque infelizmente não vejo, nas escolas particulares onde tenho maior contato, qualquer interesse com o seu entorno, sinto que por vezes ficamos fadados a prestar o serviço que nos pagam e ponto.
Mas o balanço geral é positivo, pois não vejo a impossibilidade dessas ações, mas sim a falta de conhecimento da sua importância, em suma um trabalho árduo, mas que rende, comprovadamente, bons frutos.


# Bibliografia
Vídeo-aula 1: A escola e as relações com a comunidade
Vídeo-aula 2: Fórum escolar de Ética e de Cidadania
Vídeo de apoio: Heliópolis: Bairro Educador
Ministério da Educação - MEC: portal.mec.gov.br
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/ec_apres_07.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário