quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Escolas multiculturais (5ª semana)

Unidade 2 - Educação comunitária, saúde e cidadania
Disciplina: Educação comunitária e para a cidadania
Semana 5 (20 à 26/11)

Alguns aspectos são fundamentais nas transformações sociais, curriculares e culturais dos dias atuais, seja dentro da escola ou no seu entorno, como tem sido trabalhado ao longo desta disciplina "Educação comunitária e para a cidadania".

O Profº Marcos Neira, buscando ampliar as discussões sobre este assunto levantou alguns pontos de extrema importância, são eles:

- Globalização: nos últimos 50 anos é sentido de forma intensa, através de produtos, músicas, tendências, entre outros, que chegam até nós com o auxílio dos meios de comunicação, nos deixando em contato com o outro o tempo inteiro;
- Contexto democrático: inclusão, palavrinha chave na educação dos dias de hoje, no século XXI temos uma escola dita para todos, trazendo para dentro da sala de aula alunos com deficiência física e psíquica, diferentes grupos sociais, movimentos populares, entre outros;
- Sociedade multicultural: a sala de aula como um espaço multicultural, trazidos pela bagagem dos diferentes alunos da escola para todos;
- Função social da escola: mudança da noção de escola. Trata-se de uma instituição social que irá proporcionar ao aluno uma vivência social, para assim prepará-lo para a sociedade.

Dentro destes conceitos foram levantados por diferentes autores as teorias curriculares, entendo por currículo toda proposta da escola ou a partir dela, divididas em três tipos:

1) Teorias tradicionais: objetiva recortar uma parte específica da história, selecionada através de grupos minoritários, e fazer chegar até o aluno, não colocando em questão o valor deste conhecimento;
2) Teorias críticas: anos 60 e 70. Questionamento dos conhecimentos trabalhados pelos currículos, como: a quem interessa este conteúdo?
3) Teorias pós-críticas: anos 80 e 90. Acredita que não é somente as relações de classe que interferem neste conhecimento, mas sim o gênero, a etnia, entre outros.

Chegando a essa teoria podemos iniciar as discussões a cerca do conceito de cultura, tão subjetivo a cada ser humano inserido em determinado tempo, espaço e relações sociais. A cultura já foi conceituada de diferentes formas ao longo dos tempos, mas hoje ela se transformou numa massa de todas as ideias anteriores, sendo: cultuar, estado de espírito, associada à razão e civilização, fator de identidade nacional e modo de produção de classe.

Há autores que tratam a cultura como um campo de lutas, onde há:

- Incorporação: incorporar o mode ver o mundo;
- Distorção: ideia não é interessante para o grupo que dará o significado, sendo distorcida;
- Resistência: a resistência à determinados padrões, etc;
- Negociação: negociar elementos para serem apropriado por outros grupos.

Todas estas definições levam a princípios curriculares, que devem estar sempre em evidencia dentro dos ambientes escolares.

1) Enraizar as identidades: as práticas tem relação com a cultura enraizada no entorno da escola;
2) Justiça curricular: equilibrar as práticas corporais dos grupos;
3) Evitar o daltonismo cultural: estamos cegos para determinados desenvolvimentos, exemplo: proporcionar a experiência da mesma forma para todos não valoriza as culturas corporais;
4) Ancoragem social dos conteúdos: brincadeiras que não tem ligação com a prática social fora da escola.

Em suma, a cultura deve ser levada em consideração de forma a respeitar e equilibrar a diversidade que existe dentro das escolas do século XXI, seja através de práticas corporais ou de estudos de campo, buscando sempre o entorno e o contato com a comunidade.

# Vivência
Tive a oportunidade de trabalhar numa escola que me dava certa liberdade pedagógica, o que tornava mais fácil as ações de protagonismo juvenil e cultura.
Muitas aulas fluíam para lados diferentes, pois as discussões, munidas das bagagens culturais de cada aluno, trazia o debate para a realidade de cada um deles. Mesmo não sendo atividades corporais, considerar a escola como um ambiente multicultural já é um grande passo para uma instituição escolar mais participativa e comunitária.




# Bibliografia
Vídeo-aula 17: Transformações sociais, currículo e cultura
Vídeo-aula 18: A valorização da cultura corporal da comunidade no currículo escolar
NEIRA, M. G. Valorização das identidades: a cultura corporal popular como conteúdo do currículo da Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.13, n.3, pp.174-180, jul./set. 2007.
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