quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lazer como forma de cultura (6ª semana)

Unidade 2 - Educação comunitária, saúde e cidadania
Disciplina: Educação comunitária e para a cidadania
Semana 6 (27/11 à 03/12)

Nesta semana a disciplina Educação comunitária e para a cidadania vem discutir a importância do lazer como elemento cultural e da sua relação com a comunidade, numa esfera social significativa.

Dentre as definições existente sobre lazer o Profº Ricardo Uvinha destacou dois autores Henserson e Dumazedier e suas respectivas definições.
"O conceito de lazer é difícil de limitar a uma única definição. Como uma experiência compreendida por indivíduos diante de variados contextos, o estudo do lazer tem estado envolvido em três abordagens: tempo, atividade e estado de mente"
"Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se (...)"
A essas definições podemos atribuir a ideia de que o tipo de atividade qualifica o estado de lazer, isto é, para algumas pessoas pescar é um lazer, mas para outras pode ser uma obrigação. E, ainda, o fato do lazer ser por muitas vezes sinônimo de tempo livre, ou seja, o tempo utilizado para não fazer nenhuma obrigação, apenas descansar.

Sendo assim, o conceito de lazer envolve os três D's: descanso, divertimento e desenvolvimento, e seus conteúdos culturais possuem diferentes interesses e interpretações, divididos em:

1) Interesses artísticos: caráter simbólico envolvendo o sentimento;

2) Interesses intelectuais: conhecimento preso a realidade, como a participação em cursos;

3) Interesses manuais: artesanato, entre outros ou atividades ligadas à natureza;

4) Interesses sociais: procura pelo relacionamento, pelo contato "face a face";

5) Interesses físicos: atividade que prevaleçam o movimento;

6) Interesses turísticos: busca por viagem e quebra de rotina.

Os pesquisadores dividiram, também, os tipos de equipamentos utilizados na produção de lazer, sendo os não específicos constituídos dos lares, das ruas e das escolas, e os específicos constituídos dos lugares construídos para o lazer, como: academia, clubes, entre outros.

Há um problema, na região de São Paulo, quanto aos equipamentos específicos de lazer, já que não são distribuídos de forma igualitária, sendo assim, algumas regiões, como a zona leste, são carentes destes recursos, isso não quer dizer que não há formas alternativas de lazer, mas reafirma as más condições vividas nas periferias.

Outra discussão trazida pelo Profº Ricardo Uvinha é a formação de grupos culturais a partir de atividades de lazer, estes compartilham de um mesmo espaço físico (interação), de uma mesma linguagem, vestimenta e até mesmo o mesmo gosto musical.

Alguns exemplos de "grupos de lazer":
             
               Dançarinos de funk                                               Esportes radicais
 Skatistas


# Vivência
Acredito que o lazer é extremamente importante para o desenvolvimento do aluno, pois envolve a cultura e o contexto histórico-social que ele está inserido.
Infelizmente, a minha experiência sobre este assunto é negativa, já que a equipe pedagógica integrante da última escola que trabalhei não autorizava passeios que tivessem por objetivo o lazer, diziam que essa era uma obrigação dos pais e seria uma responsabilidade muito grande para assumir.
Sendo assim, não haviam passeios "ditos para o lazer", nem atividades que os alunos gostavam e que desenvolviam apenas o gosto musical, as conversas ou até mesmo as paquerinhas.



# Bibliografia
Vídeo-aula 21: Lazer, cultura e elementos comunitários
Vídeo-aula 22: Lazer, juventude e esportes
UVINHA, R. R. Juventude, lazer e esportes radicais. São Paulo: Manole, 2001.
Portal da Revista Espaço Acadêmico (Universidade Estadual do Maringá – UEM): Juventude e adolescência na sua relação com o campo do lazer n. 75, ago/2007, a. VII, ISSN 1519-6186
Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/075/75uvinha.htm
¡

Nenhum comentário:

Postar um comentário