quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ansiedade, stress e depressão (7ª semana)

Unidade 2 - Educação comunitária, saúde e cidadania
Disciplina: Saúde na escola
Semana 7 (04 à 10/12)


Stress e Ansiedade


Os diversos estímulos e o bombardeio de informações que as crianças e os adolescentes do século XXI estão expostos, causam uma maior pressão, maior cobrança e maior competitividade, deixando de lado a cooperação e a solidariedade.

Dentro deste contexto podemos iniciar as discussões sobre ansiedade e stress, trata-se da reação do organismo diante de situações difíceis ou excitantes, sendo que qualquer pessoa está sujeita a isso, seja criança, adulto ou adolescente.

Definições:

- Ansiedade: característica biológicas e psicológicas que antecedem momentos de perigo (real ou imaginário), marcada por sensações corporais desagradáveis.

- Stress: os fatores podem ser internos, característica da personalidade, ou externos, mudanças significativas na vida das crianças. Se não tratado na infância pode levar a doenças mais sérias, como: asma, bronquite, depressão, fobia, entre outros.

O papel do professor neste sentido é conhecer e motivar os alunos, incentivar as perguntas, escutá-los sem julgamentos, promover a autoconfiança, respeitar o ritmo de cada aluno, desenvolver atividades em grupo e de relaxamento. É muito importante, também, que o professor se lembre que é um exemplo, por isso, deve evitar trazer para a sala de aula as suas frustrações e stress.

Depressão

A depressão é um transtorno de humor ou afeto, que leva a sentimentos de tristeza profunda, associado com sintomas fisiológicos e cognitivos na pessoa. Trata-se, ainda, de um conjunto de sintomas que deve durar por mais de 1 mês, isto é, não são sintomas isolados com curta duração.

As causas que levam a depressão são multifatoriais, sendo de caráter biológico, psicológico e sócio-cultural. Sendo os seus fatores de risco: história familiar de depressão, sexo feminino, episódios anteriores de depressão, acontecimentos estressantes, dependência de droga, violência doméstica, elevada exigência acadêmica.

Alguns de seus sintomas são: tristeza, falta de motivação, solidão, humor deprimido, irritável ou instável, mudanças súbitas de comportamento, mudança de apetite, dificuldade de se divertir, tédio, preferência por atividades individuais, queixas físicas, pensamento de morte, ideias de suicídio, sentimento de culpa, baixo autoestima, hipoatividade, linguagem prejudicada, choro excessivo.

Dentre as crianças e adolescentes a principal consequência da depressão é o comprometimento do desenvolvimento e do funcionamento social. Seu tratamento, assim como outros transtornos trabalhados nesta disciplina, envolve uma rede social, isto é, um grupo de ajuda formado por familiares, médicos, amigos, professores, entre outros.


# Vivência
A ansiedade e o stress é evidente nos alunos de 5-6 anos em fase de alfabetização, já que o conteúdo que devem aprender começa a se tornar complexo e ao mesmo tempo seus pais e familiares almejam muito o sucesso deles nesta faixa etária.
Por algumas vezes, presenciei crianças chorando por não conseguir concluir um ditado se taxando de incapazes. Trata-se, então, de um trabalho delicado que deve ser realizado com muita calma e paciência.
Além disso, as minhas inquietações quando levadas para dentro da sala de aula ocasionavam a agitação dos alunos, pois é mais do que certo que somos os espelhos deles.





# Bibliografia
Vídeo-aula 27: Stress e ansiedade na infância e na adolescência
Vídeo-aula 28: Depressão na infância e adolescência
NOVAES LIPP, M. E. Como Lidar Com O Stress Na Criança.
Disponível em:
Depressão Infantil: Estratégias De Intervenção Psicopedagógicas
Artigos sobre depressão infantil

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