segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Educação comunitária e democracia (3ª semana)

Unidade 2 - Educação comunitária, saúde e cidadania
Disciplina: Educação comunitária e para a cidadania
Semana 3 (06 à 12/11)

Dando continuidade na ideia de transformar a escola num pólo de conhecimento e desenvolvimento da sociedade em geral, o curso aborda nesta semana os conceitos de Educação Comunitária e democracia.

Educação Comunitária

A Educação Comunitária passa para o âmbito escolar apenas na década de 80, pois inicialmente é associada a educação não formal. Ela se caracteriza pela democratização do espaço e das relações, da participação de todos os envolvidos, da melhoria da qualidade da educação. Além disso, tem por objetivo formar um sujeito coletivo, ou seja, uma perspectiva para o outro, para a comunidade, etc.

Sendo assim, a educação comunitária prioriza a articulação entre o entorno da escola e as disciplinas curriculares e a utilização de diferentes contextos educativos (demandas e interesses da comunidade), isto é, a educação não restrita a escola, mas sim para toda a cidade e sociedade.

Surgindo portanto, relações entre aprendizagem e cidade:

- Aprender na cidade: museu, parques, praças, etc.
- Aprender da cidade: o contato e a vivência.
- Aprender a cidade: conhecer a cidade e entender que cada ser humano tem seu poder ativo.

Em conjunto com esta metodologia está os Direitos Humanos, conjunto de direitos declarados pela ONU em 1948 (Declaração Universal dos Direitos Humanos), baseado na liberdade, igualdade e solidariedade. A escola precisa trabalhar esses direitos para que as crianças conheçam e vivam isso.

Democracia

A democracia pode ser considerada um modo de vida, mas dentro da escola é mais do que isso. Na verdade é uma proposição ética e moral, sendo assim, a escola deve preparar o indivíduo para que ele pense e produza essa cidadania, isto é, o ambiente escolar deve produzir ações democráticas e uma formação autônoma.

Surgindo, também, a possibilidade de uma educação promotora dos Direitos Humanos, trata-se da Educação dos Direitos Humanos que é um compromisso assumido internacionalmente.

- Educar para a democracia e para os Direitos Humanos: conhecer esses direitos.
- Educar pela democracia e pelos Direitos Humanos: ambiente que deve produzir a democracia e os direitos, discurso e prática não podem ser contraditórios.

# Vivência
O que mais me chamou a atenção, dentro da minha realidade, nesta semana foi o fato da escola particular (sem generalizações, pensando naquelas que tive contato) não se interessar pelos recursos ou regimentos que surgem para auxiliar e melhorar o ambiente escolar. Os Direitos Humanos nunca foram trabalhados ou mencionados, na verdade são tratados como se fossem algo distante da realidade, digo isso, me incluindo nesta concepção.
Não fico feliz com isso, pois acredito que podemos evoluir e melhorar com os materiais trazidos por estas instituições, é claro que ele não se faz sozinho, mas porque não utilizá-lo a nosso favor?

# Bibliografia
Vídeo-aula 9: Educação comunitária e Direitos Humanos
Vídeo-aula 10: Democracia e Educação em Direitos Humanos
Vídeo de apoio: Palestra Paulo César Carbonari - Programa Nacional de Direitos Humanos -, dia 13 de agosto no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville/SC.
BENEVIDES, Maria V. Cidadania e Direitos Humanos. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Sao Paulo.
KLEIN, Ana M. & PÁTARO, Cristina S. A Escola Frente Às Novas Demandas Sociais: Educação Comunitária e Formação para a cidadania. In Revista Cordis Revista Eletrônica de História Social da Cidade - PUC-SP. Ano I, Edição I, 2008. ISSN- 2176-4174.
Instituto Interamericano de Derechos Humanos. Educación en valores éticos: guía metodológica para docentes. San José, Costa Rica, 2003.

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