quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Violência na escola e Bullying (5ª semana)

Unidade 2 - Educação comunitária, saúde e cidadania
Disciplina: Saúde na escola
Semana 5 (20 à 26/11)


Violência na escola




A adolescência é um momento crítico da vida do ser humano no qual ocorre intensas mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, e se decide padrões de comportamento, sendo assim, um período de grande vulnerabilidade.

Diferentes problemas podem levar a um caráter agressivo, como pertubações emocionais e cognitivas ou problemas comportamentais, levando a um distúrbio de conduta, trata-se de um padrão de comportamento anti-social repetitivo. Além disso, agressões físicas na infância, pode influenciar na formação de um adolescente ou adulto violento e agressivo.

O agravante desta condição de violência é a sua possível evolução e duração estendida, que pode levar a atos criminosos e um estado permanente na marginalização.

Bullying

Para compreender melhor este fenômeno, infelizmente, tão comum nas escolas do mundo todo, segue abaixo os principais pontos das discussões sobre Bullying.

- Definição: É um comportamento agressivo entre estudantes. São atos de agressões físicas, verbal ou moral que ocorrem repetidas vezes, sem motivação evidente.

- Considerações: comum nas escolas do mundo todo. Sendo mais frequente nos meninos, com atos de violência física.

- Agressores: estudantes que se consideram superiores, muitas vezes vindos de famílias desestruturadas, pais opressores, violentos e agressivos.

- Alvos: alunos tímidos, quietos e inseguros, com poucas habilidades sociais. Sendo muitas vezes de raça, etnia ou credo diferentes.

- Testemunhas: alvos indiretos de bullying. Presenciam as agressões, mas tem medo de falar, porque acham que vão sofrer a mesma agressão.

- Cyberbullying: ofensas e difamações pela internet, comum aos dias de hoje devido às grandes redes sociais que existem, normalmente ocorrem em conjunto com o bullying "presencial".

A partir de todas essas informações a Profª Paula Fernandes sugere algumas precauções para pais e professores:

- Identificação precoce;
- Informação e conscientização;
- Casos mais graves: encaminhamento médico e/ou psicológico;
- Programas anti-bullying;
- Tornar o ambiente agradável e seguro;
- Estimule a informação e o conhecimento deste comportamento;
- Promova debates na sala de aula;
- Crie comitês anti-bullying.



# Vivência
Acredito que a evidência que as campanhas de bullying deram ao assunto tiveram pontos positivos e negativos.
Positivo porque todos pelo menos já ouviram falar neste tipo de comportamento e se preocupam para que isso não aconteça.
Negativo pois a falta de maior informação faz com que alguns pais relacionem qualquer tipo de desentendimento dentro de sala de aula como bullying ou até mesmo, como tive oportunidade de presenciar, justificar ações de seus filhos os julgando vítimas de bullying.
# Bibliografia
Vídeo-aula 19: Violência na escola
Vídeo-aula 20: Bullying
Texto: Violência na escola: identificando pistas para a prevenção

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