sábado, 17 de dezembro de 2011

Nós professores... precisamos de SAÚDE! (1ª semana)

Unidade 2 - Educação comunitária, saúde e cidadania
Disciplina: Saúde na escola
Semana 1 (23 à 29/10)


A presente disciplina iniciou as atividades introduzindo o formato dos conteúdos aqui trabalhados. Fica claro, para qualquer profissional da área da Educação que a saúde, nos seus significados mais amplos, é de extrema importância no nosso cotidiano.

O objetivo desta disciplina, portanto, é mostrar e estudar às prevenções da saúde, além das suas especificidades que se tornam grandes desafios dentro da sala de aula, como: Bullyng, drogas, limitações físicas e psíquicas, entre outros.

A Profª Paula Fernandes da UNICAMP trouxe, de forma mais aprofundada, o tema da Saúde do professor, a docente levantou alguns problemas comuns aos profissionais desta área, como: problemas na voz, na postura, de stress, entre outros.

Os motivos que levam a estes problemas são diversos e, infelizmente, velhos conhecidos dos professores. Alguns deles são: indisciplina, salário baixo, falta de reconhecimento, pressão da direção, excesso de trabalho, demanda de pais de alunos, desgaste físico, entre outros.



É de conhecimento de todos os educadores, que a má qualidade de vida, causada por todos os fatores descritos acima, levam ao desanimo e a infelicidade, o que acarreta diversos problemas de saúde. Mas, não podemos esquecer também, que alguns problemas estruturais da educação levaram tempo para serem resolvidos.

NÃO SE MATE AGORA!!! 

Apesar de parecer irrelevante ou repetitivo, para continuarmos a buscar melhores condições, precisamos do mínimo de saúde e é por isso que vale a pena seguir algumas orientações mostradas nesta 2ª vídeo-aula.

1) Saúde vocal: água = hidratação; articulação maior; variação do tom = melódica; respiração = melhorar e aprender a respirar.

2) Postura: alongamento, antes de entrar na sala de aula; utilizar o quadro na altura dos nossos olhos; relaxar o corpo como se estivesse sendo puxado.

3) Stress: olhar positivo; atividades físicas; ambiente de trabalho agradável; continuar a capacitação; boas condições de trabalho.



# Vivência
Acredito que, infelizmente, a grande maioria dos professores já passou por situações como as descritas acima. Comigo não foi diferente, na verdade, este ano os meu problemas "físicos" foram mais evidentes.
Problemas no meu ambiente de trabalho, somado a uma alta carga horária e ausência quase que completa de tempo para lazer e esportes, me levaram a crises frequentes de sinusite e rinite alérgica, a grande questão é nunca fui alérgica!!
Tudo isso comprova, que o ambiente e as condições em que estamos inseridos auxilia ou não para uma vida feliz = saudável. Pensando em tudo isso, passei a buscar horários, relações, entre outras coisas, que me realizassem verdadeiramente e tenho grandes expectativas que as crises alérgicas ACABEM.

# Bibliografia
Vídeo-aula 3: Introdução: saúde na escola
Vídeo-aula 4: Saúde do professor
Texto: 8 remédios para o professor e a educação
Texto: Saúde na escola
Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=919

Nenhum comentário:

Postar um comentário