segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Distúrbios alimentares (2ª semana)

Unidade 2 - Educação comunitária, saúde e cidadania
Disciplina: Saúde na escola
Semana 2 (30/10 à 05/11)


Para entender os tipos de distúrbios alimentares e suas consequências se faz necessário compreender como ocorre o desenvolvimento e crescimento do ser humano. Começando pelo crescimento é importante saber que trata-se de um desenvolvimento variável e resultado da maturação óssea, este é dividido em três períodos, organizados numa linha de desaceleração:

1) Entre 1 e 3 anos (1ª infância): período de maior crescimento => é necessário uma nutrição adequada.
2) Entre 4 e 8 anos (2ª infância): crescimento estável => hormônio é responsável pelas características deste período (tiroidiano).
3) Entre 9 e 17 anos (puberdade): período de grandes transformações e de diferenças entre os dois sexos, ocasionada pela diferença de tempo do início do estadio puberal.

Há ainda outros fatores que podem influenciar no crescimento de uma criança e/ou adolescente, como: sono, atividades físicas, nutrição, doenças crônicas e genética. Fica claro que alguns pontos são inevitáveis, mas a grande maioria pode ser utilizada de forma positiva, basta que a pessoa tenha uma vida saudável (no aspecto mais amplo da palavra).







Hábitos alimentares saudáveis são de extrema importância para um bom crescimento da criança e/ou adolescente.








Atividades físicas também é fator importante no bom crescimento das crianças e/ou adolescentes.


A ausência de hábitos saudáveis pode interferir diretamente no crescimento e no desenvolvimento das crianças e/ou adolescentes, por isso que distúrbios alimentares, ocasionados pela interação de problemas psicológicos, familiares e sociais, são tão graves e prejudiciais à saúde. Dentre esses distúrbios alimentares temos:

- os transtornos alimentares (TA)
- anorexia nervosa (AN): preocupação excessiva com o peso e o corpo, leva à alterações de personalidade e psicológica. Além do medo de engordar, da distorção grosseira da percepção da autoimagem, de dietas autoimpostas rígidas, da busca desenfreada pela magreza.
- bulemia nervosa (BN): preocupação excessiva com o peso e o corpo, leva à alterações de personalidade e psicológica. Além da compulsão alimentar, da culpa pela ingestão ou medo de engordar levando a vômitos, laxantes ou diuréticos.
- transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP)



Outro problema alimentar é a obesidade trata-se de um distúrbio do metabolismo energético, onde ocorre um armazenamento excessivo de energia no tecido adiposo, sob a forma de triglicérides, tal doença é complexa porque pode ser ocasionada por diversos fatores, como: genética, comportamento e ambiente.

O tratamento a todos esses distúrbios deve ser feito com um conjunto de profissionais: nutricionistas, psicólogos, terapeutas familiares, entre outros, como é realizado no Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas - AMBULIM IPq HC FMUSP, hospital este referência na América Latina.  Além disso, a orientação é fundamental para estes adolescentes, buscando dar suporte e auxílio ao tratamento dessas doenças.


# Vivência
Não tive nenhuma experiência dentro do ambiente escolar com distúrbios alimentares, mas acredito que as minhas experiências pessoais comprovam a importância do exemplo dos pais e/ou responsáveis quanto aos hábitos saudáveis.
Cresci vendo meu pai comer frutas e verduras, sempre com muito gosto, isso incentivou diretamente os hábitos que tenho até hoje. Sinto que minha refeição fica incompleta sem verdura ou frutas, por isso, frequento feiras livres e procuro balancear as minhas refeições.


# Bibliografia
Vídeo-aula 7: Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares
Vídeo-aula 8: Distúrbios alimentares: anorexia, bulimia, obesidade
HC IPq - AMBULIM: http://www.ambulim.org.br/
Texto: Transtornos alimentares na adolescência
Disponível em: http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/alimentar2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário