quinta-feira, 3 de maio de 2012

Direitos Humanos uma construção histórica (1ª semana)


Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Semana 1 (26/02 à 03/03/12)


Contexto histórico


Os Direitos Humanos são uma construção histórica feita pelos povos, e não necessariamente um universo de leis importantes, daí a relevância de compreender sua formação ao longo da história.

1ª parte: Grécia antiga, ritos de comemoração são os primeiros sinais de Direito Humano => exemplificado pelo teatro feito com a personagem Antígona que busca o direito de enterrar os seus mortos perante o rei => comparativo ao período militar.

2ª parte: Idade moderna, ganhou-se o direito de rebelião contra a desigualdade. Direitos humanos estavam inseridos dentro do contexto do mundo moderno.

É neste momento que temos os direitos proclamados pela 1ª vez, formando a 1ª visão, com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade => princípios básicos da nação humana. A 2ª visão surge com as lutas pela independência, em busca de liberdade e construção de autonomia.
A 3ª visão surge no século XIX com as lutas contra a desigualdades => O século XX é marcado por Guerras mundiais, que fazem o homem perceber que tem o poder de acabar com si mesmo é neste momento que surge a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os Direitos Humanos na América Latina e no Brasil


A chega do DH (Direitos Humanos) na América Latina é tardia, sendo assim por muito tempo a América Latina é feita para os colonizadores  => direito apenas para a aristocracia, isto é, o escravo não possuía direitos, já no Brasil o DH chega como a negativa do privilégio do outro, não tendo ideia do nome Direitos Humanos.

Somente no período de 1945 à 1964 que o Brasil passa a lutar de forma concreta pelos seus Direitos, isto porque neste momento está vigente um governo ditatorial que oprime de diversas formas a população, é também neste contexto que é assinada pelo Brasil a Declaração Universal de Direitos Humanos.

Em suma, é de extrema importância lembrar que os Direitos Humanos são construções históricas e nós como educadores precisamos manter vivo todo este processo histórico, para que cada aluno tenha certeza de que é um sujeito de direito.


# Vivência
É engraçado como nos acostumamos a dar meias respostas e até mesmo reduzir a importância de certas construções históricas. Ao assistir essas aulas percebi que passo para meus alunos noções de educação e respeito, acreditando ser, somente isso, Direitos Humanos, mas percebi que o trabalho deve ser muito maior partindo, é claro, da construção histórica.
Como os meus alunos iriam se identificar com algo que surgiria sem prévio aviso, explicação ou história?






# Bibliografia

Vídeo-aula 1: Contexto histórico dos Direitos Humanos
Vídeo-aula 2: DH na América Latina e no Brasil
Vídeo de apoio: Direitos Humanos
VIOLA, Solon, BARREIRA, Clarananda e PIRES, Thiago Vieira. Direitos humanos: de movimento social à proposta educativa
CANDAU, Vera. A configuração de uma educação em Direitos Humanos
Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/fundamentos/23_cap_3_artigo_01.pdf
VIOLA, Solon e ZENAIDE, Maria Nazaré. A produção histórica dos direitos humanos.

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