quinta-feira, 3 de maio de 2012

Globalização: informação ou alienação? (1ª semana)


Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Convivência democrática na escola
Semana 1 (26/02 à 03/03/12)



Globalização

O mundo globalizado se caracteriza pela ligação entre as pessoas, essa ligação engloba a cultura, a economia e a sociedade no geral. As telecomunicações são extremamente importante neste mundo globalizado.

Mas o que é globalização? São teias de comunicação, que mostram o grande "buraco" que existe entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Não é um fenômeno recente e trouxe algumas modificações importantes, como: impacto nos processos econômicos, surgimento de instituições supranacionais, ascensão do neoliberalismo e surgimento de novas formas culturais.


Todo esse processo tem um efeito direto nas relações sociais e culturais, acreditam até que a cultura de identidade está acabando, devido a influência dos meios de comunicação => ações de homogenização e cartéis. 


Mas qual é o papel da educação neste mundo globalizado? Em parte temos que orientá-los para este novo mercado de trabalho, para este novo mundo que fica a cada dia mais competitivo, mas por outro lado devemos mostrar que tanta informação não pode ser utilizada de forma negativa, deixando-os alienados e sem opinião própria. Devemos sempre mostrar todos os pontos dessas novas relações baseadas na globalização.

É com este pensamento, que se torna de extrema importância os estudos realizados sobre cultura, já que esta possui diversas funções, como: regulação, dominação, subordinação, resistência, etc. Além disso, dentro do contexto escolar temos diferentes culturas e, vale lembrar, que cultura é sinônimo de troca de conhecimento, sendo assim, é fundamental levar em conta as diferenças dentro da sala de aula.

# Vivência
Abordei recentemente, numa aula de sociologia do 3º ano do Ensino Médio, o assunto cultura e dentro de uma turma de 45 alunos, vi poucos discursos não estereotipados, quero dizer as discussões muitas vezes são rasas, como se não houvessem importância, pois tudo é tão fácil, isto é, obter informações e formas de pensamento é tão simples, que se torna desnecessário a troca com o outro para o maior conhecimento. Os próprios alunos criticaram esse tipo "raso" de discussão, mas ao mesmo tempo perceberam a posição deles perante tudo isso.






# Bibliografia

Vídeo-aula 3: A globalização o impacto sobre as culturas
Vídeo-aula 4: Os Estudos culturais e a convivência democrática
NUNES, Mário Luiz Ferrari. Globalização e o impacto sobre as culturas.
NETO, Alfredo Veiga. Cultura, culturas e educação.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a01

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