sábado, 5 de maio de 2012

Inclusão e acessibilidade à luz dos Direitos Humanos (6ª semana)


Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Semana 6 (01 à 07/04/12)

Escola e EDH

- Aprendizagem é a síntese de tudo o que o estudante traz consigo, tendo ainda aquilo que o professor traz. Sendo as relações/interações entre esses sujeitos. Para isso ocorrer "eu" preciso me abrir, deixar o espaço aberto para a troca. Não sendo apenas a compreensão de conteúdos, mas sim a construção de valores e culturas.

- Desenvolvimento Humano é interdisciplinar - conta com o auxílio de outras áreas/disciplinas do conhecimento - e transversal - devido aos temas e aos eixos temáticos.

- Temas transversais são aqueles temas vivenciados e solicitados pelas comunidades (interesses, desejos, etc) e isso ocorre também os Direitos Humanos, ideias já trabalhadas no módulo 1 deste curso.

- Metodologias ativas de aprendizagens:
  • O estudante constroe seu próprio conhecimento => construtivismo.
  • Bagagem já trazida pelos estudantes.
  • Atividade individual e social.
  • A natureza da atividade, exemplo: tipos de atividades diferentes.
- Problematizar a realidade utilizar os Direito Humanos, usar um problema e olhá-lo a luz dos Direitos Humanos trará um conhecimento de várias disciplinas.
Ressaltando mais uma vez a necessidade da compreensão dos Direitos Humanos
Escola e inclusão/acessibilidade

- EDH = transformar em sujeitos de direitos humanos, incluindo também os alunos especiais.

-Historicamente as pessoas com deficiências são excluídas, depois com a Igreja Católica não excluíam, mas acreditavam que a deficiência possuía relação com algum pecado daí o sentimento de piedade; Final da modernidade acompanhar e educar, mas ainda ligado a medicina, somente na contemporaneidade com as políticas de Direitos Humanos busca garantir os direitos à inclusão.

Os Direitos Humanos também estão na inclusão e na acessibilidade.

# Vivência
Acredito que essa semana ressaltou o fato de olharmos para os problemas da escola através dos Direitos Humanos e usar constantemente o DIÁLOGO!
No incio deste ano letivo tive um aluno do 7º ano do Ensino Fundamental II com problemas seríssimos de comportamento e relacionamento, além de um histórico grave trazido das outras escolas.
Como coordenadora da turma que ele estava busquei dialogar e conversar muito com ele em todas as aulas e isso fez uma diferença imensa, mas, infelizmente, a diferença só ocorreu nas minhas aulas, pois com os outros professores ele continuava a agir de forma agressiva e desrespeitosa. A mãe relatou que ele gostava de mim e que se dava bem nas minhas aulas, mas não foi o suficiente para permitirem que ele continuasse na escola.
Não julgo os outros professores que não trabalham da mesma forma que eu, pois acho que não é fácil, somos professores e pessoas e temos conosco todos os encargos da nossa vida pessoal, mas reafirmo que é um método valioso e muito importante.


# Bibliografia

Vídeo-aula 21: EDH na sala de aula
Vídeo-aula 22: EDH, inclusão e acessibilidade
Vídeo de Apoio: Representação social dos direitos humanos
Proposta Curricular e Metodologica, do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH) 
Declaração de Salamanca

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