sábado, 5 de maio de 2012

Tecnocultura e a realidade (4ª semana)


Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Convivência democrática na escola
Semana 4 (18 à 24/03/12)

A importância da tecnocultura na formação da identidade dos jovens


1) O que é o fenômeno da juventude?
- Fenômeno cultural, pois são influenciados pelo contexto histórico e as suas relações, isto é, o jovem é mais do que simplesmente produção de hormônios.

2) Condições históricas e discursos
- Elite na Grécia Antiga (direito ao ócio) => grupo pequeno, mas o foco não eram os jovens.
- Século XVII: melhores condições de saúde, mudanças arquitetônicas criam o mundo da infância quando os separam das práticas adultas.
- Necessidades pós-revoluções industriais (produção da juventude da classe média).
- O estado de bem-estar social e a juventude transviada (passada pela média => representação típica do jovem) => divulga aquilo que é prática de alguns grupos sociais sendo assim a mídia passa representações.
- Noção de diversidade de culturas juvenis - potência para a escola: alguns grupos vão ter padrões ligados aos dominantes e outros não.

3) Tecnocultura: a cultura juvenil urbana
- Exemplo pesquisa realizada a pedido da MTV de 1999 à 2010 uso de celular/internet de 15% salta para mais de 90%.
- Tecnologias digitais X tecnocultura (cibercultura) => a vivência "nesses" aparelhos, isto é, como se fizessem parte do seu corpo.
- Cyborgs = desmaturalização do corpo, do tempo, do espaço, dos contextos, etc.
- Jovens são mais inseguros com corpo, com relações sociais presenciais preferindo o distanciamento da internet.

Devemos utilizar todas essas tecnologias ao nosso favor e trazê-las para o convívio da realidade.


Prática

Blog no ensino de ciências - 9º ano - Etapas do trabalho:

A) Mapeamento das práticas culturais
B) Construção de temas culturais => a partir das práticas e ideais dos alunos.
C) Blog em paralelo a todo curso produzido por grupos - escolhiam focos das aulas para descrever aspectos da ciência e tecnologia.
D) Problema: entrou o blog com orientações da professora o que levou os alunos a copiar e colar e não produzir os textos, isto porque havia sido deturpado a cultura daquela ferramenta.
E) Prática do professor foi a leitura constante buscando pistas para utilizar na sala de aula.


# Vivência
Analisando esses vídeos e fazendo uso das suas ideias, resolvi aplicar um tipo de avaliação contínua diferenciada.
Percebi que a turma do 3º ano do Ensino Médio, teve notas baixas nas disciplinas que leciono (Filosofia e Sociologia), pois não tinham qualquer participação com a aula e suas atividades, mas ao mesmo tempo percebi que se tratava de uma turma muito ativa que fora do horário de aula montou um grupo fechado no Facebook trocando tanto informações de eventos como de conteúdos e dúvidas das aulas, então sugeri para sala um tipo de avaliação contínua diferente como postagens semanais sobre a aula neste grupo fechado, eles adoraram e estamos na nossa primeira semana que está indo super bem, muitos já me surpreenderam pelo fato de não estarem copiando e colando e outros por fazerem blog e outros tipos de tecnologia que enriqueceram o trabalho.





# Bibliografia
Vídeo-aula 15:Produção da identidade/diferença: culturas juvenis e tecnocultura
Vídeo-aula 16: Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências
FOGAÇA, Monica. Produção da identidade/diferença: culturas juvenis e tecnocultura.
FOGAÇA, Monica. Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências.

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