sexta-feira, 4 de maio de 2012

Conceitos e Práticas culturais (3ª semana)


Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Convivência democrática na escola
Semana 3 (11 à 17/03/12)

Multiculturalismo: importante para a convivência democrática.
- Conservador ou monocultural: a cultura da qual "ele" é representante é a única verdadeira, sendo assim, vai lentamente apagando os significados que existiam.
- Liberal: amparado a ideia de liberalismo, iriam sobreviver as culturas que vencem a competição entre esses vários significados, isto é, permanece a mais forte.
- Pluralista: possuem identidades culturais diferentes e todos precisam de espaço para se expressarem, sendo assim, valorizam todas as identidades, mas não promove a reflexão entre eles. Exemplo: dia do índio, História africana, etc.
- Essencialista de esquerda: valorizar a transformação da sociedade (pensamento pedagógico). Os grupos oprimidos eram intrinsecamente oprimidos, sendo assim, essas crianças adotam o papel de subalternos, mas ao contrário do que diz o essencialista de esquerda esses papéis são mutáveis.
- Crítico/Intercultural: vai valorizar as diferenças e promover a relação entre essas diferenças não se tratando de lidar somente com espaços, mas sim com integração.

Políticas culturais: 
- Segregacionistas: exemplo vagas reservadas aos diretores dentro de uma escola.
- Assimilacionistas: significados atribuídos à determinados grupos são os "corretos", exemplos: crianças que aceitam certos significados para fazer parte daquele grupo de pessoas/alunos.
- Integracionistas: preservando os significados que os grupos possuem e trazê-lo para o convívio de todos.

Currículo:
- É visto como um texto, pois seleciona conteúdos, atividades, etc., para serem passadas para os alunos => exemplo estudos sobre ps livros didáticos.
- Decisão curricular = ato político
- Currículos conservadores = apenas uma cultura
- Currículos assimilacionistas = única maneira de ser
- Currículos interculturais = integração das culturas

Currículo multiculturalmente orientado:
- Prestígio procedimentos democráticos
- Reflete criticamente sobre as práticas sociais
- Promove o entrecruzamento das culturas
- Resistência à reprodução da ideologia dominante 
- Questionamento das relações de poder 
- Enfatizar as diferenças

Prática pedagógica:
- Tematizamos: diversas aproximações é visto e valorizado => o conhecimento do aluno é considerado e não utilizado para a desconstrução
- Hibridização discursiva: integrar o discurso acadêmico, o senso comum, a realidade/conhecimento do aluno.
- Mecanismos de diferenciação pedagógica: contemplar vários mecanismos.
- Pedagogia do dissenso: nunca encontraremos um consenso, pois a sala de aula é um encontro de posicionamentos diferentes.
- Concepção metodológica dialética.
- Abordagem etnográfica: origens/marcas, quais as relações de poder prevaleceram.
- Registro: que podemos perceber que caminho que estamos tomando, permitindo também avaliar o processo.


# Vivência
Nessa nova escola, me encontro em fase de adaptação, como em qualquer novo emprego, mas o que mais me causa dificuldade é a dinâmica do sistema apostilado.
É um sistema muito rápido que leva, em alguns momentos, a produção de aulas somente expositivas, que deixam de lado práticas importantes.






# Bibliografia
Vídeo-aula 11: Políticas culturais, multiculturalismo e currículo
Vídeo-aula 12: Multiculturalismo: encaminhamentos pedagógicos
Video de apoio: Maré Capoeira
NEIRA, Marcos Garcia. Políticas culturais, multiculturalismo e currículo.
NEIRA, Marcos Garcia. Multiculturalismo: encaminhamentos pedagógicos.

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