sábado, 5 de maio de 2012

Educação em Direitos Humanos (4ª semana)


Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Semana 4 (18 à 24/03/12)

Educação em Direitos Humanos


O século XX é importantíssimo para o Desenvolvimento Humano dentro da educação, marcando que é de extrema importância inserir o DH nas leis, mais do que isso inserir também nas políticas públicas. => Surge, portanto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos que foi um marco na inserção do DH nas leis e políticas públicas de "todos" os países.

A partir disso, vários documentos foram criados com o intuito agir no ensino e na prática do DH, são exemplos disso: documentos da UNESCO (1974)), a Declaração de Viena (1993) e Plano Nacional da Educação dos Direitos Humanos. 

Sendo assim, a busca agora vai além da democracia, na verdade busca se infiltrar nas mentalidades, isto é, na cultura da nossa sociedade e para isso o conhecimento do DH deve estar dentro das escolas e universidades e não somente no "Jornal Nacional".

Indicação de leitura: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/spddh/pnedh.pdf
Relembrando um pouco o histórico do EDH podemos ver que seu primeiro marco foi entre 1995 - 2005 através do lançamento do programa mundial EDH fase 1 para a Educação Básica. Já o PNEDH (2003) afirma o compromisso do Brasil com políticas públicas em DH e hoje as diretrizes do EDH se destinam da educação infantil ao nível superior.

As dimensões da EDH são:

1) Conhecimentos historicamente construídos sobre DH, possuem relação internacional, nacional e local: História dos Direitos Humanos no país, na comunidade e trazer para a realidade do aluno, para isso devemos trabalhar conceitos, História, normas e instituições.
2) Valores, atitudes (liberdade, igualdade e fraternidade) e práticas que expressam os DH.: formar em valores capazes de guiar atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos - dignidade humana, liberdade, igualdade, justiça, solidariedade, participação, pluralismo, diversidade e indução. 
3) Desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando materiais e linguagem diversificada: centralidade da aprendizagem, centrada no aluno e participar das aulas como sujeito das ações. Além de valorizar a contextualização do conhecimento.
4) Fortalecimento de práticas individuais e sociais: tem por objetivo efetivar os valores e conhecimentos adquiridos - pensamento crítico, cidadania participativa, etc.


# Vivência
Gostaria de retomar nesta reflexão aulas do primeiro módulo deste curso, onde foram discutidas as condições de trabalho e de vida do professor. Hoje no meu 4º ano de docência vejo mais claramente que o professor para se manter financeiramente precisa dobrar os seus períodos e, como dizem algumas pessoas, "ou casar com alguém rico" para levar uma condição "tranquila" de vida.
Vejo que com tudo isso, muitas vezes nos sentimos amarrados aos critérios e exigências da escola, tomando isso como o único objetivo da licenciatura, fazendo uma força descomunal para bolar metodologias diferenciadas e trabalhar valores da vida, porque a aula de hoje só dá tempo de passar o conteúdo do livro/apostila.
Tudo isso para dizer que precisamos repensar a educação nas suas bases mais profundas e analisar o tipo de ensino que a sociedade pede e o tipo de ensino que ela realmente precisa.





# Bibliografia
Vídeo-aula 13: Histórico da EDH – documentos referência
Vídeo-aula 14: Dimensões da EDH
Vídeo de Apoio
ZENAIDE, Maria Nazaré Tavares, Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos.
Disponível em: http://www.dhnet.org.br/educar/plano_global/index.htm
BENEVIDES, Maria Victória. Educação em Direitos Humanos: de que se trata?
Disponível em: http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm

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