sábado, 5 de maio de 2012

Educação base da sociedade (5ª semana)


Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Semana 5 (25 à 31/03/12)

Educação de Direitos Humanos nas escolas


Surge a partir do movimento nacional e internacional:
- Pós guerra fria minimizar conflitos.
- No Brasil o movimento se inicia após/durante o período de regime militar.
- Leis de Diretrizes e Bases traz princípio fundamental para os Direitos Humanos.
- 2000 período da profissionalização da educação => sendo uma das principais ações para a concretização dos Direitos Humanos.
- A falta de conhecimento ajuda na falta de "valor" dos Direitos Humanos.
- Educação dos Direitos Humanos tem por fundamento a concretização da democracia

Mas uma vez vale reafirmar que a igualdade pode ser verificada em leis, mas isso não basta pois é preciso conhecer esses direitos e valorizá-los para que eles sejam realmente importantes, sendo a educação muito importante neste processo => o principal agente. Além disso, não adianta apenas explicar os direitos é preciso torná-los um modo de vida, isto é, a prática deve estar ligada ao meu discurso.

O ambiente escolar deve trazer, portanto, os Direitos Humanos como um modo de vida, envolvendo ações, experiências, relações, condições sócio-afetivas, condições materiais, etc. Sendo assim, o discurso não deve ser contrário a prática.

Para finalizar esta semana há algumas características importantes de serem trabalhadas no Desenvolvimento Humanos nas escolas:

- Elaboração coletiva e conjunta.
- Utilizar procedimentos dialógicos para resolução de conflitos e para lidar com a violência e intimidação.
- Estudantes devem ter oportunidade de auto-expressão, responsabilidade e participação na tomada de decisão.
- Estudantes devem ter oportunidade para organização de suas próprias atividades, para representar, mediar e defender seus interesses.
- Conscientização de pais e familiares.
- Participação dos pais nas ações da escola.
- Projetos e serviços dos estudantes na comunidade.
- Reconhecimento e a celebração de conquista de Direitos Humanos.
A cada dia que passa se torna mais evidente que a escola é a base de toda sociedade é nela que se deposita a confiança de se ensinar os Direitos Humanos, os conteúdos do vestibular e muitas vezes o respeito ao próximo. Será que não está na hora da sociedade entender essa importância?
# Vivência
A cada reunião de pais, a cada boletim, a cada nota de prova fica mais evidente a necessidade da conscientização de pais, de familiares e da sociedade como um todo da importância da Educação em diferentes âmbitos da VIDA.
Hoje eu preciso me "armar" antes de entregar a nota de uma prova ou de uma média, pois sei que diversos alunos vão dizer que estou errada e que eles entregaram todas as atividades e que se caso eu não mudar a nota os pais iram falar comigo.
Estudei ao longo deste módulo a importância dos Direitos Humanos dentro das escolas e na aula dessa semana enfatizo a NECESSIDADE dos Direitos Humanos dentro das famílias e comunidades, TODOS precisam entender o que é para realmente vivenciar e praticar os verdadeiro valores.





# Bibliografia
Vídeo-aula 17: Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
Vídeo-aula 18: EDH e Ambiente escolar
Vídeo de Apoio: Pensamento livre
Comitê do Plano Nacional de Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos humanos (PNEDH). 
Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/spddh/pnedh.pdf
Educação em direitos humanos: Fundamentos teórico-metodológicos
Disponível em:  http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/fundamentos/index.htm 
UNESCO. Dias de paz: a abertura das escolas paulistas para a comunidade.

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