sábado, 5 de maio de 2012

A cultura é para todos? (5ª semana)

Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Convivência democrática na escola
Semana 5 (25 à 31/03/12)

Relações etnicorraciais e currículo escolar


Raça: sorte, categoria, espécie. Usado 1º na zoologia e na botânica, mas trazidos posteriormente para raça humana, mas também largado, na questão da "raça humana" => o rastro da hierarquização => escala de valores.

Racismo: conjunto de teorias e crenças que estabelece uma hierarquia entre as raças. 
=> Clássico: noção de raça como fundamentação.
=> Novo: se fundamenta no conceito de etnia (grupo cultural/categoria).

Etnia: conjunto de indivíduos que, histórica ou metodologicamente tem um ancestral em comum, mesma língua, etc. => Usado por ser politicamente correto.

"Mito da democracia racial": isso é um perigo aqui no Brasil, pois mesmo sendo um país miscigenado não somos olhados apenas por nossas capacidades.

As identidades e diferenças estão em todos os espaços escolares, mas dentro da sala de aula é o espaço no qual elas estarão em maior evidência. Mesmo os discentes que representam a população negra enfrentam um conflito, até mesmo interno em mostrar, resistir e vivenciar as suas representações.

Por isso, para o trabalho é importante realizar um mapeamento das ideias e experiências que os discentes vivem e a partir daí levantar as dificuldades e facilidades para o trabalho das manifestações culturais daquela comunidade, trazendo a cultura popular e discente para o currículo escolar.

Acredito que essas práticas devem ocorrer não somente nas escolas, mas em todos os âmbitos da nossa sociedade, como a virada cultural de São Paulo ela aberta para todos os gostos, todas as culturas e todos os bolsos, na minha opinião um exemplo interação das culturas.
Confira a programação:



# Vivência
Recentemente fui assistir ao musical Tim Maia - Vale tudo no teatro Procópio Ferreira, diga se de passagem uma peça genial, na sua montagem, estética, música, enfim de muito bom gosto.
Ao final da peça o ator principal Thiago Abravanel pediu de forma emocionada que as pessoas não parassem de ir ao teatro, pois esta arte precisava ser valorizada e incentivada no nosso país, imediatamente olhei a minha volta e vi na sua grande maioria pessoas de classe média alta e classe alta e disse ao meu marido "Gostaria de discutir pessoalmente este pedido."
Relato tudo isso porque vi nesta semana de vídeo aula que trabalhar as questões etnicorraciais é também trabalhar a cultura de cada etnia é partir da cultura dos alunos e não buscar impor a vigente, e essa afirmação sobre o teatro me fez refletir que muitas vezes o problema não é que as pessoas não querem aquela cultura, na verdade elas não podem tê-la porque não cabe no bolso. Este aspecto social deve ser levado em consideração quando falamos sobre partilhar culturas.
O problema não é as pessoas não irem ao teatro, o problema é o teatro ser feito para uma condição pequena de pessoas, por isso vejo tanta beleza na virada cultural e vejo a necessidade de olharmos com cuidado para o multiculturalismo dentro das escolas.


# Bibliografia
Vídeo-aula 19: Relações etnicorraciais na escola
Vídeo-aula 20: Diferentes possibilidades culturais no currículo escolar
Vídeo de Apoio: Cordel na escola
MUNANGA, Kabenguele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia.
Disponível em: http://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=59

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