sábado, 5 de maio de 2012

Parece pouco, mas... (7ª semana)

Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Semana 7 (08 à 14/04/12)

Nesta última semana o conteúdo vem concretizar a importância da Educação em Direitos Humanos, mostrando para tanto o auxílio e as funções dos Comitês de Educação em Direitos Humanos, que podem vir a constituir uma importante parceria com as escolas na implementação da Educação em Direitos Humanos.

Ressalta ainda, a Educação como um direito social básico que deve contribuir para humanização de todas as pessoas. Sendo da escola o papel de garantir uma educação que possibilite às pessoas a terem consciência e conhecimento dos seus direitos e deveres, através de práticas pedagógicas que contribuam para a problematização, a crítica e a construção do conhecimento nas diversas áreas do currículo, dialogando com os conhecimentos de direitos humanos.

Na verdade esta última semana resumi aquilo que foi visto ao longo do Módulo III do curso Ética, Valores e Cidadania na escola.
Parece pouco, mas sem escolas preparadas, sem o conhecimento dos Direitos Humanos e sem professores capacitados, passar para os nossos alunos conceitos tão básicos pode se tornar tarefa extremamente difícil e consequentemente teremos uma sociedade cada vez mais individualista e competitiva, sem amor ao próximo.






# Bibliografia

Vídeo-aula 25: Comitês de EDH: parcerias possíveis
Vídeo-aula 26: O papel da escola no processo educativo de Direitos Humanos
Site do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos:
http://www2.fe.usp.br/~cpedh/index.php 
SILVA, Aida Maria Monteiro. O Papel da Escola no Processo de Educativo de Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário