sábado, 5 de maio de 2012

Respeito a crenças e a religião (7ª semana)

Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Convivência democrática na escola
Semana 7 (08 à 14/04/12)


Assim como vimos em outras aulas sobre etnias e relações de gênero, o direito de ser diferente, de possuir culturas diferentes de acreditar em sonhos diferentes, está prescrito na constituição e deve ser valorizado dentro das escolas assim como a singularidade e pluralidade na construção da identidade de cada ser humano, no entrelaçamento de memória e projeto, e o lugar da questão religiosa nessa construção. Isto é, ter direito nas suas próprias crenças e religião.

Junto com essas ideias é de extrema importância retratar a questão religiosa dentro das escolas, na verdade a suas especificidades dentro da legislação brasileira, que trata de uma escola laica, mas que precisa manter viva e acima de tudo respeitar todas essas crenças religiosas que permeiam a vivências nas escola.

Ao final temos um apanhado geral das questões trabalhadas no Módulo III do curso de Ética, Valores e Cidadania na escola.

Todos esses caminhos convivem dentro do ambiente escolar, cabe a nós lidarmos de forma clara e respeitosa, buscando o respeito mútuo entre todos os alunos e suas bagagens de vida e de fervor.





# Bibliografia

Vídeo-aula 27: A produção da identidade/diferença - a questão religiosa
Vídeo-aula 28: Encaminhamentos pedagógicos na escola pública sobre a questão religiosa
Vídeo de Apoio: Mídia e secularismo
Vídeo de Apoio: Entrevista - Ação Educativa
Vídeo de Apoio: Conversão Educativa Inclusiva
Escolas públicas e ensino religioso: subsídios para a reflexão sobre o Estado laico a escola pública e a proteção do direito à liberdade de crença e de culto Disponível em: http://www.comciencia.br/200407/reportagens/09.shtml
Religião, ideologia e escola Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/151/artigo234671-1.asp

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