terça-feira, 3 de julho de 2012

Papel do professor na trajetória escolar (1ª Semana)

Unidade 4 - Profissão docente e educação inclusiva
Disciplina: Profissão docente
Semana 1 (13 à 19/05/12)


Apresentação da disciplina


Esta disciplina tem por objetivo problematizar a realidade do professor questionando o papel do professor atualmente, os mecanismos de aprendizagem, a complexidade da constituição docente e os desafios no ensino.

Para tanto, o curso foi dividido em 4 módulos:
1º) Papel do professor e desafiador da ação educativa
2º) Possibilidades de ensino e relação professor-aluno
3º) Aprendizagem e fracasso escolar: em busca de novos espaços para o ensino
4º) Complexidade da profissão docente e a construção da autonomia do professor

Papel do professor: instruir ou educar?


A princípio falamos do papel do professor vinculado ao aprendizado, mas com avanço dos estudos percebemos que a cobrança é muito maior, sendo "exigido" dos alunos criatividade, responsabilidade, entre outros fatores que fazem do papel do professor algo maior que simplesmente o aprendizado. Sendo assim, levando em consideração o que a sociedade apela para os jovens e os perigos que os mesmos correm a função do professor é muito mais que transmitir conhecimentos. 


O papel do professor, portanto, caminha entre educar e instruir, valorizando o processo educativo (projeto de formação humana) para o desenvolvimento da socialização (ser cidadão), isto é, educar o homem para o mundo, como mostra o esquema abaixo:


                      PEDAGÓGICO => instruir/ensinar                 - Desenvolvimento   - Socialização
Educação {                                                                       {  - Aprendizagem       - Humanização
                      EDUCACIONAL => projeto de educação     - Personalização      - Libertação
                                                                                             
Além disso, é de extrema importância que a escola e a sociedade estejam em sintonia e que o aluno vivencia a autonomia, diariamente nas escolas, para assim ser um sujeito autônomo na sociedade.
"A pedagogia real situa-se para além dos limites e das intenções de qualquer disciplina"
 ( Retirado do livro Professor para quê?)
A ação educativa ao longo da trajetória escolar

As escolas têm preocupação com o ensino, mas o que se observa é que existem projetos pipocando pela escola, por exemplo: orientação de estudos, instrução de drogas, adaptação, etc. A ação educativa deve ser realizada de forma estreita à trajetória escolar.

Educação Infantil

Escola como espaço do brincar. Espaço novo, de grandes descobertas. Sendo assim, o papel educativo do professor é o de "institucionalização", isto é, adaptação, ampliação das referências, dos saberes, das linguagens, mostrar ao aluno o que realmente é a escola.


Ensino Fundamental I - 1º e 2º ano

Escola como espaço do aprender. Espaço de realmente aprender, isto é, não se pode mais brincar, pois aprender tem seu preço. Sendo assim, o papel educativo do professor é o auto conceito, motivação para aprender, adaptação ao ritmo da escola, novos critérios de convivência social, ainda é, também, a "institucionalização" mostrar o papel da escola no formato da sua organização.

Ensino Fundamental I - 3º e 4º ano

Escola como espaço plural. Reconhecimento do aluno na sua complexidade, passa a gostar de determinadas coisas que não se interessava anteriormente, na verdade, via como algo global. O que está em jogo agora é o auto conceito acadêmico e autonomia. Sendo assim, o papel do professor é a escolarização fortalecimento da relação alunos-escola através das dimensões afetivas, metodológicas, funcional, cognitivo e social.

Ensino Fundamental I e II - 5º ao 9º ano

A escola entre tantos outros mundos. O aluno percebe que há muitas atividades fora a escola, sendo muitas vezes uma pedra no sapato dos alunos.

Ensino Médio



Entre o reconhecimento da escola e a disponibilidade para investir na aprendizagem. O aluno reconhece a importância da escola, mas não consegue "ser disponível" para essas responsabilidades. O que está em jogo tanto no Ensino Fundamental II quanto no Ensino Médio é lidar com crises, conflitos, projetos de vida, etc. Sendo assim, o papel do professor a escolarização e a preparação para a vida social: apoio, orientação, sensibilização, conscientização sobre aspectos da vida.

A ação educativa ao longo da trajetória escolar segue a seguinte "linha":
I Institucionalização => II Escolarização => III Preparação para a vida social


# Vivência
As primeiras aulas desta disciplina foram extremamente significativas para mim, já que definem, de forma coerente com a realidade, o papel do professor em cada trajetória escolar. Num dos colégios que trabalhei os alunos deixavam de ter professores polivalentes no 2º ano do Ensino Fundamental I, todos os anos há inúmeras reclamações de pais, por problemas diversos, e um baixo rendimento dos alunos. Na minha visão fica claro que o papel do professor neste período não pode ser realizado por 6 professores ao mesmo tempo, dividindo o conhecimento em 50 minutos programados por cada matéria, a adaptação se torna mais traumática e difícil.


# Bibliografia

Vídeo de apresentação da disciplina "Profissão docente'
Vídeo-aula 1: Papel do professor: instruir ou educar?
Vídeo-aula 2: A ação educativa ao longo da trajetória escolar
Vídeo de apoio: Educação e sociedade
Reforma Curricular Brasileira:
COLELLO, Silvia M. Gasparian. Para Onde Vai a Formação do Professor?, Faculdade de Educação da USP. 
LAUAND, Jean e LUCCI, Elian Alabi. Entrevista - César Coll
A Reforma Curricular Brasileira, realizada em Barcelona, em 2-6-99, Edição e tradução: Jean Lauand
Disponível em: http://www.hottopos.com/harvard1/coll.htm
LAUAND, Jean. Entrevista - Alfonso López Quintás: A Filosofia da Educação e a Reforma Curricular, realizada em Madrid, em 24-5-99, edição e tradução: Gabriel Perissé.

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