sexta-feira, 6 de julho de 2012

Educação especial e EJA (4ª semana)

Unidade 4 - Profissão docente e educação inclusiva
Disciplina: Educação especial/inclusiva: possibilidades, avanços e desafios
Semana 4 (03 à 09/07/12)

Como anda a educação especial no país?
De 1998 à 2008: houve um crescimento enorme de matrículas de alunos portadores de necessidades especiais, há no Brasil cerca de 2.850.000 crianças portadoras de necessidades o que comprova que estamos muito longe de atender todos os alunos portadores de deficiência.

A dificuldade de acesso a informações, a única que possui esse registro são as escolas especiais, isto é, não há registros dificultando um diagnóstico dessas crianças e de suas necessidades. Não diferenciando os graus de deficiência, o professor e a escola possui uma limitação em produzir um diagnóstico, por isso deve ser realizado por especialistas como psicólogos.

Atualmente 60% dos deficientes inseridos na escola são meninos o que levanta diferentes questionamentos. As crianças não estão permanecendo nas escolas regulares, já nas escolas especiais elas permanecem por vezes pelo resto da vida.

A trajetória do aluno portador de deficiência é extremamente irregular, pois muitas escolas não estão prontas para fornecer todo o "aparato" que esse aluno precisa, sendo assim, apenas 0,42% dos alunos com necessidades educativas especiais conseguem a certificação e observamos, também, que a Educação de Jovens e Adultos acabou, entre outras coisas, auxiliando na formação destes alunos.


# Vivência
A falta de diagnóstico especializado, feito por psicólogos, prejudica muito o trabalho do docente com os alunos portadores de necessidades educativas especiais.
Mas não basta ter um relatório ou um registro se estes não forem utilizados no planejamento, a vivência que eu tive ao lecionar para turmas com alunos de inclusão me fizeram ter certeza de que há, ainda, um longo caminho até se realizar a inclusão de fatos.
Por vezes tive alunos que não tinham diagnóstico e na prática fui descobrindo as deficiências que possuíam, aqueles que tinha diagnóstico não tinham uso durante o planejamento, devido ao acumulo de funções. Vale a pena refletir sobre a infraestrutura fornecida para que haja de forma efetiva a inclusão.

# Bibliografia
Vídeo-aula 15: Como anda a educação especial no país??
Vídeo-aula 16: Trajetórias escolares de deficientes e a EJA: a questão do fracasso escolar.
PRIETO, R.G. & SOUSA, S.Z.L.. Educação especial no município de São Paulo: acompanhamento da trajetória escolar de alunos no ensino regular. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2006, vol.12, n.2, pp. 187-202.
Plano Nacional de Objetivos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm

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