sexta-feira, 6 de julho de 2012

Educação especial: EFICAZ X INEFICAZ (6ª semana)

Unidade 4 - Profissão docente e educação inclusiva
Disciplina: Educação especial/inclusiva: possibilidades, avanços e desafios
Semana 6 (17 à 23/07/12)

A educação de pessoas com necessidades especiais é de fato ineficaz...
O professor espera que tenha uma regularidade e linearidade na forma de aprendizagem, acreditando que todos devem ter esta compreensão ao mesmo tempo, quando isso não ocorre, muitas vezes ela se torna invisível, pois acredita que aquela criança não será capaz de alcançar os objetivos.

Toda essa ruptura é menor com os alunos com deficiência sensorial que possuem meios tecnológicos que ajudem o avanço no conhecimento como:

braille


libras


A socialização é um dos grandes avanços da inclusão. Mas devemos, nós professores, parar de exigir que as crianças tenham o mesmo "ritmo" de aprendizado e compreender que há uma grande complexidade no ensino de crianças com necessidades educativas especiais.

A pedagogia está em movimento devido a mudanças na legislação, relações culturais e sociais, novas funções sociais e concepções de escola.

# Vivência
Tenho muito claro como aprendizado na minha caminhada pela educação que não devemos esperar o mesmo "ritmo" de aprendizagem entre os alunos.
Quando projetamos esta expectativa sobre as crianças acabamos nos frustando e frustando os alunos e sua família, fora isso, esta pressão pode caminhar com o jovem pelo resto de sua vida escolar, já que ele jamais estará no mesmo "ritmo" dos outros alunos.

# Bibliografia
Vídeo-aula 23: A educação de pessoas com necessidades especiais é de fato ineficaz?
Vídeo-aula 24: Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas
SILVA, M.F.M.C. & KLEINHANS, A.C.S. Processos cognitivos e plasticidade cerebral na Síndrome de Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 12(1), 123-138, 2006.
MICHELS, M.H. Paradoxos da formação de professores para a Educação Especial: o currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico. Rev. bras. educ. espec.[online]. 11(2), 255-272, 2005

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