sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cidade educadora (5ª semana)



Unidade 4 - Profissão docente e educação inclusiva
Disciplina: Profissão docente
Semana 5 (10 à 16/06/12)

O professor e a cidade educadora
O professor utiliza os equipamentos e obras de arte presentes no espaço público com o objetivo de expandir o universo cultural dos estudantes. Preparando assim, os alunos para a visita com aulas sobre os conteúdos na escola, propondo trabalhos práticos e reflexivos.

Um exemplo de espaço público para ser trabalhado pelos professores é a Estação da Luz


O aluno aprende a ver o entorno público e o frequenta informado sobre seus conteúdos que não são revelados pela simples observação.

Grafite nas ruas da Vila Madalena


A escola e as instituições culturais
As instituições culturais reúnem objetos de arte interessantes às aprendizagens escolares, podendo ser visitados fisicamente ou visualmente. Esses objetos que são acervos eles trazem conteúdos de diversas áreas escolares, podendo ser utilizado em diferentes atividades na escola, ampliando a visão, o conhecimento e por muitas vezes o interesse dos alunos.

Memorial da resistência em SP



# Vivência
A prática docente que envolvem lugares públicos e instituições culturais é excelente, transporta os alunos para dentro do conteúdo tornando tudo mais real e mais interessante, porém no dia-a-dia das escolas particulares a cobrança sobre o conteúdo e o término dos materiais didáticos, prejudicam essas atividades amarrando nós professores à uma escola conteudista.


# Bibliografia
Vídeo-aula 17: O professor e a cidade educadora
Vídeo-aula 18: A escola e as instituições culturais
Vídeo de apoio: Cidade Educadora (TV Univesp)
Material didático área de ação educativa Museu lasar Segall Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN Ministério da Cultura- MinC, 2005
Disponível em: http://www.museusegall.org.br/img/upload/PDFs/MD_MLS2005.pdf

Um comentário: