quinta-feira, 5 de julho de 2012

Arte e cultura como forma de ensino (2ª semana)


Unidade 4 - Profissão docente e educação inclusiva
Disciplina: Profissão docente
Semana 2 (20 à 26/05/12)


O papel do professor na mediação cultural
Essa vídeo-aula teve como objetivos centrais:
- Desmistificar a arte como objeto acessível a poucos;
- Desconstruir a arte como conhecimento distante do cotidiano;
- Promover a consciência sobre o valor da arte na sociedade e na vida dos indivíduos.


A arte e a cultura é muito importante no processo de ensino-aprendizagem do aluno, pois incentiva sua própria criação e a prática do senso crítico dentro da sociedade, este processo tem como grande colaborador os temas transversais.

O professor e a diversidade cultural na sala de aula
A diversidade cultural é facilmente observada nas salas de aula e no nosso cotidiano, por isso, “ensinar sobre a diversidade cultural é respeitar o direito dos povos de manifestar, documentar e preservar sua cultura”. Sendo assim, cabe ao professor evidenciar e considerar as influências culturais na arte de cada povo.




# Vivência

É extremamente significado compreender que a sala de aula é formada por diversas culturas e que isso pode tornar o trabalho mais fácil ou extremamente difícil.
Tenho 3 turmas de Ensino Médio (1º, 2º e 3º) cada uma com 40 alunos, o consenso na grande maioria das vezes não existe, pois são 40 opiniões, experiências e até mesmo culturas diferentes. Consegui realizar um trabalho com estas turmas a partir do momento que trouxe para eles aspecto e hábitos comuns a grande maioria do grupo, mas se eu estivesse fechada aos estímulos que eles me deram não sobreviveria até o final do ano.



# Bibliografia
Vídeo-aula 5: O papel do professor na mediação cultural
Vídeo-aula 6: O professor e a diversidade cultural na sala de aula
IAVELBERG, Rosa. Interações entre a arte das crianças e a produção de arte adulta. 
________________. Construção de conhecimento artístico e didático na formação de professores. Faculdade de Educação, USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário