sexta-feira, 6 de julho de 2012

Estigma (5ª semana)


Unidade 4 - Profissão docente e educação inclusiva
Disciplina: Educação especial/inclusiva: possibilidades, avanços e desafios
Semana 5 (10 à 16/07/12)


O todo pela parte


As reflexões desta semana começaram com a linda história do livro Pedro e Tina: Uma amizade muito especial, relatando como pode existir amizade entre pessoas com características totalmente diferentes, mostrando assim a importância das relações no processo de inclusão.

Nestas vídeo-aulas definiu-se, também, o que é Estigma, segundo Goffman: "Situação do indivíduo que está inabilitado para aceitação social plena." Sendo assim, a questão do estigma depende do outro, pois trata da aceitação do outro, o estigma faz com que se perceba apenas a deficiência não permitindo a visão dos aspectos positivos. É preciso, portanto, uma relação de linguagem e não de atributos.

Dentro dessas discussões não podemos nos esquecer das relações das crianças que são intensas e com várias possibilidades, é preciso romper com a lógica e passar a focalizar como é que se dão os processos através dos quais o desenvolvimento ocorre.

# Vivência
O estigma é uma discussão importantíssima, já que a escola é palco, muitas vezes, de exclusão.
Costumo dizer aos meus alunos do Ensino Médio que a escola é, por diversas vezes, cruel e pode traumatizar crianças e jovens, e me refiro aqui a todos os alunos sendo portadores de necessidades ou não.
Devemos ficar atento a isso, para não "formarmos" adultos rancorosos e por vezes vingativos.


# Bibliografia
Vídeo-aula 19 : O todo pela parte
Vídeo-aula 20: A complexidade no estudo dos processos desenvolvimentais humanos
Vídeo de apoio: O olhar do educador
GOFFMAN, E. Estigma - Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, 1980.
Scorsolini-Comin, F., & Amorim, K.S. Em meu gesto existe o teu gesto: corporeidade na inclusão de crianças deficientes. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 23, p. 261-269, 2010.
AMORIM, K. S.; Rossetti-Ferreira, M. C., & Silva, A. P. S. Rede de Significações: alguns conceitos básicos. In: M.C. Rossetti-Ferreira; K.S. Amorim; A. P. S. Silva; A.M.A.Carvalho. (Org.). Rede de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. 1a. ed. Porto Alegre: Artmed, , v. , p. 23-33, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário