sexta-feira, 6 de julho de 2012

Comunidade (7ª semana)

Unidade 4 - Profissão docente e educação inclusiva
Disciplina: Educação especial/inclusiva: possibilidades, avanços e desafios
Semana 7 (24 à 30/07/12)

Nesta última semana, retomamos assuntos do nosso primeiro módulo, ressaltando a grande importância da integração da escola, família, comunidade, direção e pessoas da área da saúde. Tudo isso, se faz necessário para um melhor desenvolvimento do aluno com Necessidades Educativas Especiais, seja ela qual for. A partir do momento que nos unimos damos força uns aos outros para enfrentar essa realidade ainda recente de uma escola para todos, de uma escola que por vezes permanece tradicional quando na realidade possui uma escola nova que garante o direito à educação para todos.






# Bibliografia
Vídeo-aula 27 : O professor não pode estar só: parcerias dentro da escola.
Vídeo-aula 28: O professor não pode estar só. O espaço interdisciplinar e com a comunidade.
Vídeo de apoio: Janela da alma
SILVIA, A.M., & MENDES, E.G. Família de crianças com deficiência e profissionais: componentes da parceria colaborativa na escola. Rev. Bras. Ed. Esp., 14(2), 217-234, 2008.
ARANHA, M.S.F. (org.). Educação inclusiva : v. 3 : a escola / coordenação geral SEESP/MEC . Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, P.26, 2004.
CAPELO, F.M. Aprendizagem Centrada na Pessoa: Contribuição para a compreensão do modelo educativo proposto por Carl Rogers. Rev. Estudos Rogerianos A Pessoa como Centro Nº. 5, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário