sexta-feira, 6 de julho de 2012

Várias relações que podem levar ao fracasso escolar (4ª semana)

Unidade 4 - Profissão docente e educação inclusiva
Disciplina: Profissão docente
Semana 4 (03 à 09/06/12)

A construção do fracasso escolar
Há várias provas que comprovam o fracasso escolar dos alunos brasileiros, por exemplo: ENEM, SARESP, etc. Muitos explicam este fracasso com explicações reducionistas => o aluno e sua família (ele não tem uma família estruturada) ou a escola ou o mundo (nós vivemos numa sociedade corrompida).

Dimensões do não aprender e desafios do professor
=> RELAÇÃO aluno - mundo => os valores da sociedade ($) X o conhecimento => resgatar o valor do conhecimento, bem que merece ser conhecido.

=> RELAÇÃO escola - mundo => o mundo mudou, a sociedade mudou, a escola está numa redoma, isto é, o mundo está num desenvolvimento de tecnologia e linguagem, e muitas vezes a escola e os professores param no tempo numa "escolinha de antigamente" => muros da escola muito fechado, é preciso buscar a sintonia do conteúdo com o mundo "real".

=> RELAÇÃO escola - aluno => metodologias: práticas mecânicas (tentam ensinar sem despertar o gosto ao estudo), falta de dialogar (o professor está frustado e o aluno não entende o seu erro => falta de diálogo), práticas discriminatórias não respeitando as diversidades culturais.

A lógica do não aprender: => Dimensão cultural
                                        => Dimensão social
                                        => Dimensão pedagógica
                                        => Dimensão política
Não podemos esquecer do risco de aprender, mas não se tornar crítico ou não gostar daquilo que aprende.

Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente
Mitos sobre a aprendizagem: aprendizagem é consequência do ensino/aprendizagem se faz em etapas que podem ser controladas pelo ensino linear, cumulativo, fragmentado e inflexível. Sendo assim, aprender é diferente de usar o conhecimento.

Instâncias na construção do conhecimento
SUJEITO => OUTRO (na relação com outro se dá a aprendizagem) => UNIVERSO SOCIOCULTURAL => CIÊNCIA (nem sempre chega no aluno) => ESCOLA: tem função de passar por todos esses espaços, fazendo isso, através de três dimensões: cognitiva (=fazer), afetiva (=querer) e funcional (=poder fazer).
Com tudo isso, fica claro que o papel do professor é a interação, a mediação e a linguagem.

"Felizmente as crianças de todas as épocas e de todos os países nunca esperam completar 6 anos e ter uma professora à sua frente para começarem a aprender" (Emília Ferrero)

A construção da aprendizagem é pessoal a partir das experiências vividas sob forma de um processo complexo e multifacetado, podendo ser comparado com uma rede.

O ciclo, segundo Piaget, sobre a aprendizagem ocorreria da seguinte maneira:

SITUAÇÃO PROBLEMA => CONCEPÇÃO E SABERES => HIPÓTESES => ANTECIPAÇÃO

DOS RESULTADOS => TESTE VERIFICAÇÃO EXPERIÊNCIA =>

SURPRESA/DESAPONTAMENTO => DESEQUILÍBRIO COGNITIVO => CONCEPÇÃO E

SABERES

A partir deste ciclo a função do professor se estabelece entre a ação e a reflexão, com o que chamamos de intervenção. Sendo assim, a verdadeira aprendizagem é uma engrenagem com três aspectos: aprender, tornar-se usuário do conhecimento no contexto de vida e conquistar o status de cidadão crítico e socialmente participante.


# Vivência
De todo o conteúdo visto esta semana, o que mais me identifiquei foi com a relação do aluno com o mundo, que afirma a necessidade do aluno querer e compreender que o conhecimento é positivo e significativo para o futuro. 
Na primeira reunião de professores que tive este ano, falávamos exatamente disso, uma colega de profissão usou o seguinte termo que acredito simbolizar bem toda essa discussão: "Precisamos virar a chavinha para que os alunos percebam o quanto é bacana aprender e ser responsável, já que hoje o legal é não gostar de tudo isso".


# Bibliografia
Vídeo-aula 13: A construção do fracasso escolar: os mecanismos do não aprender e os desafios do professor
Vídeo-aula 14: Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente
Vídeo de apoio: Univesp TV
COLELLO, Silvia. A formação de professores na perspectiva do fracasso escolar, In Revista Internacional d`Humanitats 5, Barcelona: Mandruvá, 2002.
______________. A pedagogia da exclusão no ensino da língua escrita, In VIDETUR 23, Porto: Mandruvá, 2003.
______________. Histórias do não escrever: das cenas aos bastidores, In International Studies on Law and Educatios 7. São Paulo: mandruvá, 2011.
______________. A construção do conhecimento no ensino da língua escrita: da teoria prática, In Revista Internacional d´Humanitats 13. São Paulo/Barcelona: Mandruvá, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário