sexta-feira, 6 de julho de 2012

Profissão que faz adoecer (6ª semana)

Unidade 4 - Profissão docente e educação inclusiva
Disciplina: Profissão docente
Semana 6 (16 à 23/06/12)

A complexidade da constituição docente

"Ideia de uma profissão que faz adoecer."
=> Até a década de 70 => fracasso escolar => culpa do aluno => investir nas competências do professor.

=> Anos 80 => novos estudos nas áreas de filosofia e sociologia foi quebrando mitos. Além disso, o estudo da psicogênese que mostra o aluno como sujeito ativo pensante, mas não modificou a ideia da culpa do professor.

=> Nos últimos anos: pesquisas vão mostrando a complexidade da constituição do professor.

Há diversos aspectos que interferem na constituição do docente:

- Fatores extrínsecos
- Fatores intrínsecos
- Profissionalização
- Profissionalidade

Além de tudo isso, temos a visão de mundo e a cultura profissional, junto com isso temos os saberes "formais" (acadêmicos) e os "informais" (experiência de vida). Todos esses fatores mesclam a profissão docente entre SATISFAÇÃO X INSATISFAÇÃO.

Por isso, o docente caminha entre a disponibilidade pessoal e a luta pela valorização do ensino. Essa teoria é de extrema dificuldade na prática do docente que deve mesclar a sua satisfação pessoal com o interesse e a valorização do magistério e da situação do ensino.




Professor leitor
Toda a leitura é um aprendizado à distância uma forma de aproximação com diversas realidades. Um professor que não é leitor não consegue ser um "livro aberto" para seus alunos. Através das pesquisas sobre o hábito da leitura chegou se a conclusão que a maioria dos professores não possui o hábito da leitura.


# Vivência
Qualquer professor se sentiria "tocado" com os assuntos discutidos nesta semana. Na verdade atingir um bom nível de profissionalismo está vinculado, na maioria das vezes, a uma péssima qualidade de vida. Mas com apenas 5 anos de licenciatura estou começando a perceber a justa medida em ser professora e não ser uma heroína.
Trabalhei por 4 anos numa escola que exigia muito mais do que eu poderia dar, fica doente constantemente e minha vida particular era praticamente inexistente, tomei coragem e busquei um novo caminho.
Não me arrependo, não estou na melhor escola do mundo ela possui qualidades e defeitos, como qualquer emprego, mas consegui encontrar a minha justa medida entre o meu melhor para o trabalho e o meu melhor para a minha vida.
Neste 1º semestre não tive nenhuma crise de renite o qualquer outra coisa e ainda consegui iniciar atividades físicas e VIVER a minha pessoal.


# Bibliografia
Vídeo-aula 21: A complexidade da constituição docente
Vídeo-aula 22: O professor leitor
COLELLO, S. & SILVA, M. S. Profesores alfabetizadores: de la realidad profesional a las perspectivas de formación docente. In Notandum 17. São Paulo/Porto: Mandruvá, 2008.
___________. Para onde vai a profissão docente. In Revista Ibero Americana de Educación 52, Madrid: OEIL, Enero – abril/2010.
PERISSÉ, Gabriel. A leitura observada.
______________. Para uma definição de ‘leitura educadora.
______________. O problema da leitura e a leitura dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário