domingo, 30 de outubro de 2011

Estratégia de projetos (7ª semana)

Unidade 1 - Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplina: Temas transversais e projetos
Semana 7 (17 à 23/10)

A essa altura do curso, já está claro que a estratégia de projetos é uma alternativa concreta para uma transformação na escola e no processo de ensino-aprendizagem. O profº Ricardo Pátaro exemplificou quais seriam os passos que ajudariam na realização de um projeto.

1) Grande tema: escolha do tema feita pela escola ou grupo de professores, exemplo: alguma trecho retirado do Direitos Humanos, etc.

2) Aproximação ao tema: parte de extrema importância, pois é o momento em que o professor leva o assunto até os alunos, através de informações, revistas, jornais, excertos, etc.

3) Escolha da temática: realizada pelos alunos a partir das discussões realizadas na aproximação do tema, exemplo: dentro do grande tema, a temática ser o trabalho infantil no Brasil.

4) Perguntas do projeto: elaboração das perguntas, ou seja, o que os alunos querem descobrir a cerca desta temática.

5) Planejamento docente: conteúdos trazidos pelo professor (disciplinas), claro que na prática o planejamento pode sofrer alterações de acordo com a necessidade dos alunos.

6) Busca de respostas: com ajuda dos conteúdos o registro dos levantamentos feito pelos alunos no início do projeto.

Tal estratégia promove a maior participação do aluno, já que ele ajuda na escolha da temática e, portanto, desenvolve um maior interesse em descobrir os questionamentos realizados. Além de desenvolver as redes, que é a ligação das diferentes disciplinas em um tema transversal, trazendo maior realidade aos conteúdos estudados pelos estudantes e a comunicação entre as diferentes especificidades.





# Vivência
Infelizmente não tenho relatos positivos sobre isso, pois em nenhum projeto o qual participei foi questionado ao aluno o que ele achava.
Talvez porque nós, adultos, acreditamos que as crianças e adolescentes não saibam o que é melhor para elas mesmas, mas que absurdo... por acaso você já viu alguma criança, maior de 5 anos, pegar uma faca e cortar o próprio dedo?
NÃO, então porque achar que ela não sabe escolher o que ela gosta ou deixa de gostar?


# Bibliografia
Vídeo-aula 25: Estratégia de projetos e a construção da rede
Vídeo-aula 26: Estratégia de projetos e educação em valores
PÁTARO, Ricardo Fernandes. O trabalho com projetos na escola: um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Campinas, 2008. Tese de Mestrado – FE-UNICAMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário