sábado, 29 de outubro de 2011

Escola = Gestora de conhecimentos (5ª semana)

Unidade 1 - Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplina: Temas transversais e projetos
Semana 5 (03 à 09/10)

Projeto: Plano para a realização de um ato; desígnio, intenção.
(Dicionário aurélio)

Este tema vem sendo discutido nas duas últimas semanas e deixa muito claro a sua enorme relevância no mundo da educação. Trata-se de uma estratégia de trabalho que se faz necessária no contexto no qual se encontra as instituições escolares e as relações estabelecidas pelo mundo do século XXI.

Na segunda postagem deste blog fiz referência a esse assunto, o século XXI, e de quais mudanças ocorriam na educação desta nova época, hoje farei uma breve discussão de quais realidades encontramos nos dias de hoje e quais são suas interferências nas escolas.

A princípio é importante ressaltar que estamos na era da informação, fatos que ocorrem a milhares de quilomêtros chegam até nós em questão de segundos, isto é, o acesso a QUALQUER tipo de informação é fácil e, muitas vezes, irrestrito. Sem dúvida está aqui uma das funções do NOVO professor.

Isso mesmo, NOVO professor, aquele que tem o seu objetivo modificado, antes era "o que eu acho o que eu acredito" e agora "o que nós (professores, alunos, funcionários, coordenação) queremos o que nós achamos". Dentro desta nova visão, a orientação neste universo de informação faz parte também da função dos professores.

É necessário revisitar o passado para aprender e melhorar, mas não para viver daquilo que um dia foi bom, estamos em outro momento no qual estão surgindo muitas formas novas de educação (semi presencial, a distância), de relacionamento (amigos virtuais, namoros virtuais) e de informação (vídeos de anônimos reconhecidos por todo o mundo).



A estratégia de projetos pode auxiliar na relação com esta realidade complexa e moderna, as atividades iniciadas com o questionamento e participação dos alunos, como sujeitos ativos da aprendizagem, busca a interdisciplinaridade, que por sua vez é desenvolvida através do diálogo e do desenvolvimento em conjunto.

Na educação do século XXI  surgiram, a partir de práticas e de reflexões, algumas categorias a serem desenvolvidas nas escolas, são elas: cidadania, planetaridade, sustentabilidade, virtualidade, globalização, transdisciplinaridade, dialogicidade e dialeticidade.

Em suma, "a escola deixará de ser "lecionadora" para ser "gestora do conhecimento" (Gadotti).

# Vivência
Esta semana tenho duas experiências que acredito ser de extrema relevância para o assunto.
1ª) As novas gerações são filhas da era da informação e isso tem seu lado positivo (acesso fácil, grandes redes de comunicação, entre outros) e negativo. Cerca de um mês atrás fui a biblioteca do parque da juventude e me impressionei com a quantidade de adolescentes e crianças que estavam lá, mas ao mesmo tempo fiquei preocupada, porque, pelo que eu pude observar, a grande maioria estava utizando ou esperando para fazer o uso dos computadores com internet.
Saí com a seguinte pergunta na cabeça: Será que as bibliotecas iram virar lan house?
2ª) O uso de sites de relacionamento (orkut, facebook, twiter) são comuns na rotina e no cotidiano de boa parte das pessoas, e com os adolescentes e as crianças não é diferente, mas vivo um grande debate na equipe em que trabalho.
Alguns membros acreditam que essas práticas devem ser restringidas, porque os alunos não teriam a maturidade necessária para utilizar um serviço como este e que os professores deveriam ser o exemplo e não utilizá-los também; Outra parte acredita que o papel de uma equipe pedagógica é trabalhar estes assuntos e forncer orientação aos alunos. Acredito que estamos (equipe) sem uma posição clara e as ações são realizadas de forma aleatória a partir da ideia de cada profissional.
Tudo isso me faz pensar que todas essas práticas são reais, concretas e palpáveis, mas o caminho para sua concretização ainda é longo...

# Bibliografia
Vídeo-aula 17: Pedagogia de projetos
Vídeo-aula 18: Educação integral
GADOTTI, Moacir. Desafios para a era do conhecimento. Coleção Memória da Pedagogia, revista Viver Mente & Cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário