sábado, 29 de outubro de 2011

Dos filósofos gregos até nós (5ª semana)

Unidade 1 - Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplina: Educação e construção de valores
Semana 5 (03 à 09/10)







"Os homens se tornam virtuosos devido a três fatores, e estes são a natureza, o hábito e a razão" 
Aristóteles



A discussão sobre a ética como uma das funções da educação e da formação do cidadão é antiga e já era discutida entre os filósofoa gregos, que acreditavam na virtude como uma característica hereditária, como a cor dos olhos, dos cabelos, entre outros.





Exemplo: Aquiles, guerreiro e heroi, com características hereditárias de força, caráter, etc.






A discussão dos pensamentos dos filósofos gregos com relação a ética é extensa e aqui será "representada" por Aristóteles, Sócrates e Protágoras.

Sócrates acreditava que somente uma pessoa apta e mestre nessas qualidades poderia lecionar as virtudes de um ser humano, mesmo assim, o filósofo não descartava o fato de tais qualidades serem originadas pela hereditariedade, já Protágoras acreditava que a ética é uma prática social sendo um trabalho de todos, isso quer dizer, que os valores não são dissociados em disciplinas.

Tudo isso para dizer que hoje a escola se preocupa mais com os valores, porque agora a escola é "para todos". Neste sentido, as instituições educacionais lidam com "problemas" que julgam indisciplinares, um deles é a violência que podemos separar em três tipos:

- Violência com a escola => degradação, "ataque" aos professores, entre outros.
- Violência dentro da escola => o motivo é de fora da escola, exemplo: uma discussão numa festa.
- Violência da escola => promovida pela escola.

Devemos olhar, ver e reparar tais situações e junto com os alunos, coordenadores, diretores, professores procurar soluções e alternativas, e assim, perceber que castigos, gritos, agressão verbal, são violências simbólicas que afetam e agridem o ego dos alunos.

Em suma, o processo de ensino-aprendizagem é conflitante e exige mudanças de comportamento, é preciso trabalhar os valores, a ética e a moral não como forma de disciplina, mas como construção conjunta. Não é tarefa fácil, porém olhar para as nossas próprias ações e diminuir a crítica ao outro já é um grande passo, pois com os erros podemos crescer e melhorar.




 
# Vivência
COMO SOU FALHA => separei a classe em turma 1 e turma 2 (alfabetizados e em processo de alfabetização), gritava, de dez frases oito começavam com "eu quero...", fiz tantas ações autoritárias acreditando que era a única forma de "moldar" uma sala, mas moldar por quê?
Após o início deste curso comecei a parar para reflitir minhas ações, coisa que eu não fazia antes na rotina acelerada do dia-a-dia, eu pensava somente na próxima atividade ou mesmo na próxima página do livro e hoje percebo como tudo se torna mais fácil quando paramos, pensamos, ouvimos e aí falamos.

 
# Bibliografia
Vídeo-aula 19: Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?
Vídeo-aula 20: Violência e educação
Vídeo de apoio: Violência nas escolas (UNIVESP TV)

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