segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comunidade = protagonismo juvenil (3ª semana)

Unidade 1 - Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplina: Educação e construção de valores
Semana 3 (19 à 25/09)

" (...) a educação ética e moral deve ajudar a analisar criticamente a realidade cotidiana e as normas sócio-morais vigientes, de modo que contribua para idealizar formas mais justas e adequadas de convivência."
Para desenvolver esse tipo de educação há sim, a necessidade, do envolvimento com a realidade e, consequentemente, o "interesse" pela comunidade, isso quer dizer, que se torna inviável o desenvolvimento da ética e da moral se não forem trabalhados os problemas sofridos pela comunidade do em torno escolar, para que, assim, estes estudos possam viabilizar ações mais justas a convivência social.

O Profº Ulisses Araújo, mais uma vez, contribui com as suas pesquisas pautadas nos conceitos trabalhados até agora, esta semana sua "exposição" foi referente a um projeto desenvolvido numa escola da zona norte de São Paulo, buscando a articulação entre escola e comunidade, a partir das seguintes ações:

1) Gestão por meio de um Fórum escolar de ética e cidadania: toda comunidade escolar (de "dentro" ou de "fora" da escola) participa deste fórum, tendo como objetivo o papel de articulador dos assuntos da comunidade escolar.

2) Para "fora" da escola - educação comunitária: trabalhar os problemas da comunidade com a comunidade.

3) Para "dentro" da escola - currículo e cidadania: trazer os problemas para a escola e assim distribuir as disciplinas, isto é, trabalhar um Projeto Interdisciplinar/Transdisciplinar.

4) Protagonismo juvenil: mudança do papel do professor, de detentor do conhecimento a orientador, sendo assim, o aluno passa a ser ativo e participante do processo de aprendizagem.

Um exemplo interessante, apesar de ser feito por outra instituição (e não diretamente pela escola), é o Projeto Comunidade Educativa - Bunge, que visa trabalhar a sustentabilidade nas escolas a partir do olhar para a sua comunidade, respeitando sua cultura e suas características, veja mais no link abaixo:



 
# Vivência
Tive a oportunidade de trabalhar numa escola com bastante prestígio, uma infra estrutura invejável, além de grandes profissionais, o que chamava muita atenção é que a escola fica "dentro" de um bairro de classe média baixa e a instituição era de classe alta.
O colégio fazia poucos trabalhos com a sua comunidade, alguns que tive contato eram de assistencialismo (doações, etc.), mas nunca ouvi ou vi discussões sobre os problemas daquela comunidade, como tota a escola o foco era mais o vestibular e trabalhos ricos como este acabam ficando de lado.

# Bibliografia
Vídeo-aula 11: Perspectiva atuais das pesquisas em psicologia moral
Vídeo-aula 12: Perspectivas atuais da educação em valores
ARAUJO, Ulisses F. Educação Comunitário e a Construção de Valores de Democracia e Cidadania. Projeto pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário