domingo, 30 de outubro de 2011

Escola Comunitária de Campinas (6ª semana)

Unidade 1 - Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplina: Educação e construção de valores
Semana 6 (10 à 16/10)

Nesta semana ao estudar as Assembléias escolares e a diversidade cultural, o que mais prendeu a minha atenção foi o exemplo concreto mostrado pela Escola Comunitária de Campinas, por isso optei por pesquisar e conhecer melhor esta instituição de ensino que já foi utilizada pela segunda vez como exemplo neste curso.

Pesquisei a sua história:


"Antes de existir uma estrutura de funcionamento, havia um grupo de educadores que trabalhava com uma proposta pedagógica diferenciada. Proposta fundada numa concepção filosófica e política bastante ousadas. Nosso aluno deveria ser o sujeito do processo educacional e não um simples receptor de informações.

Questionada por alguns segmentos da sociedade, nossa equipe de professores percebeu que, para levar adiante o seu projeto educacional, havia necessidade de uma estrutura administrativa autônoma e democrática, em que todos estivessem envolvidos com o processo.

Um grupo de pais, que conhecia e acreditava firmemente no trabalho desses educadores, decidiu criar uma nova estrutura administrativa que pudesse dar suporte ao seu projeto pedagógico.

Fundaram, em 1977, a Sociedade Comunitária de Educação e Cultura."
(site: www.ecc.br)

Pesquisei seus objetivos:


"Interna- cuidar para que seus alunos participem inteiramente do processo ensino-aprendizagem e que se desenvolvam como pessoas, a partir do conteúdo das diversas ciências, das habilidades de pensamento, dos valores e atitudes trabalhados.
- cuidar para que os pais participem do processo educacional dos seus filhos.
Externa

- dar oportunidade para a formação de profissionais que contribuam para a área da Educação.
Uma das formas de atender a esta missão é o Centro de Estudos que promove oficinas, cursos, workshops para os professores da Comunitária e para os de outras Escolas."
(site: www.ecc.br)

Relembrei os projetos transversais partidos dos problemas da própria comunidade e relembrei as Assembléias (de classe, de ecola e de docente) apresentada na vídeo aula. Mas do que isso, queria entrar a fundo para entender aquilo que o Ulisses disse e que eu concordo "Não se trata de uma fórmula mágica, mas sim de um exemplo que deu certo e teve consequências positivas".

Tudo isso, porque precisava entender melhor a infra estrutura deste Colégio para não colocá-lo em meus pensamentos como "divindade", a verdade, na minha opinião, é que se trata de uma Escola com uma ótima infra estrutura, um trabalho de muitos anos e uma equipe pedagógica bem destribuída e organizada, mas ao mesmo tempo atinge, pelo que pude observar, uma camada social de classe média e alta.

Não falo isso como forma de crítica, até porque não conheço a fundo o trabalho desta instituição, o que vi foi o site e os exemplos apresentados por este curso, e nestes exemplos pude observar umtrabalho preocupado nos problemas da realidade da comunidade, na verdade tive esta impressão (classe social) a partir do valor das mensalidades. A questão é que percebo e reafirmo que os modelos são bons para nos dar força e incentivo, mas não para serem reproduzidos, pois problemas, "clientela" e perfis diferentes vão ser únicos em cada escola e cada lugar.

Mesmo assim deixo registrado aqui o meu PARABÉNS as atividades bem destribuídas e trabalhadas nesta escola, que pretendo um dia conhecer pessoalmente, pois já me tornei grande adimiradora.
# Vivência
Hoje só consigo pensar no futuro e nas possibilidades que estas ações podem trazer... quem sabe uma vivência em breve...



# Bibliografia
Vídeo-aula 23: Assembléias escolares e democracia escolar
Vídeo-aula 24: Diversidade/pluralidade cultural na escola
ARAÚJO, Ulisses F. Resolução de conflitos e assembleias escolares. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel. Pelotas [31]: 115 - 131, julho/dezembro 2008.
PUIG, J. "Democracia e participação escolar", Ed. Moderna, 2000.
ARAÚJO, Ulisses F. "Assembléia escolar – um caminho para a resolução de conflitos", Ed. Moderna, 2004.

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