segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aprender a ler o mundo (3ª semana)

Unidade 1 - Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplina: Temas transversais e projetos
Semana 3 (19 à 25/09)

" A gente vem para escola para aprender a ler o mundo (...)"
Nilson José Machado

O Profº Luis Carlos de Menezes, do Instituto de Física da USP, deixa bem claro que é necessário o aprendizado das linguagens e dos conhecimentos científicos, mas ressalta ainda mais a importância de promover incertezas, para que os novos conhecimentos e técnicas ampliem a informação e a produção.

A vida é feita de acaso e necessidade, mudando, constantemente, as visões do mundo e da sociedade. Sendo assim, controlar não elimina o imprevisível e tratar a escola como um molde criado há séculos atrás não preenche o que a vida realmente é para os alunos.

A partir dessas ideias e munidos do "diálogo" entre Rene Descartes e Edgar Morin, no qual o primeiro disserta sobre a "teoria da simplificação" tratando o que hoje vemos, também, como "disciplinarização", em quanto o segundo critica vigorosamente tal teoria, por julgar que impede o conhecimento complexo, torna-se evidente a necessidade da transformação da escola.


Será que não é isso que as crianças estão sentindo...



# Vivência
Os projetos pedagógicos me pareceram muito pertinentes, diante da visão estudada, e isso me leva até a última reunião em que participei.
Dentro dos vários assuntos tratados: alunos com dificuldade, tema para a semana da criança, entre outros. Foi levantado por várias vezes a questão da sexualidade dos adolescentes, conceito este que aqui se refere a namoros, paqueras, desinteresse escolar ocasionada por esta fase, etc.
Na hora, pensei em um projeto transversal que abordasse esse tema, para que em conjunto com os alunos pudessemos traçar os melhores caminhos para essa fase tão comum a todos os adolescentes, mas no calor das discussões percebi que as minhas ideias eram "irreais", pois a grande maioria acreditava que o melhor a se fazer é punir e investigar a vida dos alunos para que eles não saiam da "linha".
Percebi que o trabalho é muito maior, já que muitas vezes os educadores (incluo aqui, eu mesma antes deste curso) não tem conhecimento teórico e prático do que é o trabalho com projetos e das suas possíveis ações transformadoras.


# Bibliografia
Vídeo-aula 9: Ciência e educação
Vídeo-aula 10: Interdisciplinaridade e transversalidade na educação
Vídeo de apoio: Luis Carlos Menezes - Aprender com o imponderável (TV UNIVESP)
MENEZES, Luiz Carlos de. Rever o quê, mudar por quê. Projeto pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário