quarta-feira, 26 de outubro de 2011

E novamente às teias (4ª semana)

Unidade 1 - Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplina: Temas transversais e projetos
Semana 4 (26 à 02/10)

Nesta semana o profº Nilson José Machado, trabalhou algumas ideias relevantes, tendo em vista o olhar que é dado a elas.

- Rede: sentido metafórico, como conhecimento => associações de várias imagens com as ações. Sendo assim, o planejamento realizado em cima de uma grande teia, saindo da "disciplinarização".

- Cadeia: "desencadeando", isso quer dizer organização e planejamento são ligados formando uma grande cadeia. Saindo, mas não eliminando, as ideias originadas do discurso do método de Descartes => simplificação




- Balde: o aluno é um balde que devemos encher de conhecimento=> frases utilizadas por educadores: "os alunos têm nível baixo"


Tendo em vista as ideias acima mencionadas e os conteúdos já trabalhados nesta disciplina, se torna evidente que a escola precisa ser reformada, não se trata de jogar fora o encadeamento ou outros métodos ditos "tradicionais", mas sim utilizá-los em cima de uma rede, pois estas são ricas em conteúdo e relações. Além disso, não possuem um centro no qual tudo se liga, sendo assim, são:

- Livres: você não está preso a um único centro.

- Atualizadas: os conceitos se transformam, trazendo as atualizações.

- Transversais: ligam os conteúdos, ainda divididos em disciplinas.
Pode se inserir, também, dentro deste contexto os projetos, já trabalhados anteriormente com o Profº Ulisses Araújo, que são as ações conscientes saídas das ilusões transformadas em metas e organizadas em projeções.





Precisamos parar de olhar para o passado e entender que somos parte do presente, do século XXI, da modernização e das mudanças que o tempo causa a qualquer coisa ou ser humano. A ilusão é necessária sim para o pensamento do futuro, mas também se faz necessário transformá-las em metas e ações, a partir das inúmeras alternativas apresentadas a quem se interessa. Não se trata de uma tarefa FÁCIL, mas sim de uma tarefa POSSÍVEL.




# Vivência
Durante um ano letivo inteiro critiquei intensamente uma educadora, pelo fato da turma não apresentar o "nível" (QUE ABSURDO!) esperado e exigido para aquela "série", no ano seguinte depois de errar grosseiramente na alfabetização deles percebi que olhei demais para trás, pois se tivesse me dedicado exclusivamente para os meus alunos, trabalhando em conjunto e vendo as suas reais dificuldades e não culpado o trabalho de terceiros, o resultado teria sido muito melhor, tenho certeza disso pois foi o que fiz este ano... no PRESENTE, a partir do momento em que olhei o PASSADO como forma de aprendizagem.

# Bibliografia
Vídeo-aula 13: Conhecimento em rede
Vídeo-aula 14: Projetos
Excertos de Nilson José Machado:
- Papel do professor: invariantes
- O professor como tecelão de significações
- Planejamento/Projeto
- O futuro e a ilusão
- Mil toques e uma ideia

Nenhum comentário:

Postar um comentário