Disciplina: Educação e construção de valores
Semana 4 (26 à 02/10)
O sujeito que lidamos no nosso dia-a-dia é complexo, na verdade todos nós somos complexos, como um quebra cabeça que encontra e perde peça todos os dias.
O pscicológico de um ser humano possui referências conscientes e não-conscientes, além da relação estabelecida com o meio aonde se vive, o mundo com coisas físicas, culturais e os relacionamentos com o outro. A apartir disso, pode se afirmar que não é possível analisar o ser humano por apenas um item ou um conceito, por exemplo: "Aquele aluno é agressivo porque os pais são separados", na verdade este aluno está inserido dentro de um contexto muito maior bombardeado de informações e influências.
É por isso, também, que a Profª Viviane Pinheiro trata da importância de trabalhar a afetividade na escola, até porque todas as relações que ocorrem são pólos de conhecimento e de aprendizagem.
Ela se baseia em Piaget, afirmando que afetividade é a motivação (= gasolina) e a cognição é o desenvolvimento (=motor), dentro desta metáfora podemos dizer que a gasolina não interfere no motor, mas é a motivação para que ele ande. Sendo assim, a afetividade é tão importante quanto a cognição, daí a importância de não minimizar os vínculos afetivos sejam eles positivos ou negativos.
# Vivência
Por várias vezes critíco a agitação dos alunos, peço que eles se retirem (QUE ABSURDO!) da sala, mas nos dias em que eu estou cansada, impaciente ou nervosa, eles são "obrigados" a me escutar.
Esta semana eu escutei a seguinte frase de um aluno de 6 anos: "Tia você está bem... aconteceu alguma coisa... estou te achando nervosa!"
Como pude por muitas vezes não ter a sensibilidade de entender que eles são HUMANOS.
Esta semana eu escutei a seguinte frase de um aluno de 6 anos: "Tia você está bem... aconteceu alguma coisa... estou te achando nervosa!"
Como pude por muitas vezes não ter a sensibilidade de entender que eles são HUMANOS.
# Bibliografia
Vídeo-aula 15: Dimensões constitutivas do sujeito psicológico
Vídeo-aula 16: A construção de valores e a dimensão afetiva
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.
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