Disciplina: Temas transversais e projetos
Semana 6 (10 à 16/10)
"(...), uma formação que visa à construção de valores de democracia e de cidadania não pode, em nossa opinião, ignorar os problemas pessoais e sociais vividos por seus atores, mas conceder um lugar relevante às relações interpessoais." (Arantes e Haertel)É com base neste parágrafo que inicio as reflexões desta semana, pensando sobre os sentimentos, os afetos e as questões de gênero como temas transversais nos âmbitos escolares.
Para que isso aconteça é de extrema importância trabalhar alguns conceitos como:
- Valores: trata-se da interação do sujeito com o outro e com o meio.
- Autoestima: é auto imagem que o sujeito forma de si mesmo, relacionada ao sentimento.
- Autoconhecimento: processo de auto regulação que vai contribuir com a auto-conduta, trata -se de perceber "si mesmo" para a sua conduta.
Sendo assim, transformar os sentimentos em objeto de ensino e aprendizagem fará com que as vivências das crianças sejam o ponto de partida e, porque não, o ponto de chegada do processo de ensino e de aprendizagem.
"Dialética
É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz
Mas acontece que eu sou triste..."
Vinícius de Moraes
Nós, seres humanos, somos isto uma TEMPESTADE de sentimentos. Se pessoas adultas e com mais experiência não sabem, muitas vezes, lidar com isso, como crianças e adolescente no processo da sua formação vão lidar com este turbilhão de sentimentos sozinhos?
# Vivência
Costumo em todos os inícios das aulas, no 1º ano do Ens. Fundamental I, conversar com os meus alunos sobre o dia, o final de semana, perguntar se está tudo bem e contar um pouco do que aconteceu comigo também.
Percebo que eles adoram ter a oportunidade de falar e contar sobre a vida deles e que muitas vezes preferem conversar do que brincar.
Penso que se eu tenho a necessidade de "colocar pra fora" tudo aquilo que me move de alguma forma, por quê eles não teriam a mesma necessidade?
Percebo que eles adoram ter a oportunidade de falar e contar sobre a vida deles e que muitas vezes preferem conversar do que brincar.
Penso que se eu tenho a necessidade de "colocar pra fora" tudo aquilo que me move de alguma forma, por quê eles não teriam a mesma necessidade?
# Bibliografia
Vídeo-aula 21: Sentimentos e afetos como tema transversal
Vídeo-aula 22: Prática de projetos e transversalidade em sala de aula: questões de gênero no cotidiano escolar
ARANTES, Valéria Amorim e HAERTEL, Brigitte Ursula Stach. Gênero, ética e sentimentos: A resolução de conflitos no campo da educação.
ARANTES, Valéria Amorim e HAERTEL, Brigitte Ursula Stach. Gênero, ética e sentimentos: A resolução de conflitos no campo da educação.
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