Disciplina: Educação e construção de valores
Semana 2 (12 à 18/09)
Ética: comportamento escolhido; adesão voluntária a um conjunto de regras de ação.
Moral: formas de agir socialmente recomendadas; externas à opção individual.
Tais conceitos só comprovam as ideias trabalhadas por Carlota Boto e Ulisses Araújo esta semana. Afirmando que alguns valores construídos individualmente, através de trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior, formando assim, a "sua ética", nem sempre é um valor moral para a sociedade.
Mais do que isso, os sujeitos possuem valores periféricos e centrais, ou seja, algumas pessoas podem ter como valor central a responsabilidade e como perifético a honestidade, sendo assim, esse sujeito pode realizar algumas ações "imorais" que não lhe causam qualquer mau estar, pois não se trata de um valor central.
Exemplo:
Nessa fugura nota-se que a mulher está pegando algo escondido, muitas vezes nos perguntamos como algumas pessoas conseguem fazer isso sem "peso na consciência", provavelmente a honestidade não é um valor central na sua formação ética individual.
Já neste exemplo podemos ver que a solidariedade pode ser um valor central das crianças em questão.
Os focos centrais são relativos a cada ser humano, além de serem multáveis, e é aqui que entra o papel da escola na formação da ética e dos valores dos alunos, buscando discutir e realizar projetos, que visem trabalhar estes temas.
# Vivência
Ao assistir essas vídeo-aulas e ler aos textos de apoio, fiquei chateada comigo mesma, pois me dei conta, que tenho no mínimo três reuniões de 4 horas para decidir o tema da Festa de Dia das Mães, mas não tenho se quer uma reunião para a discussão de temas que desenvolvam os valores e a ética dos alunos, pois isso, dizem, ser uma função individual de cada professor...
Definitivamente NÃO!!
# Vivência
Ao assistir essas vídeo-aulas e ler aos textos de apoio, fiquei chateada comigo mesma, pois me dei conta, que tenho no mínimo três reuniões de 4 horas para decidir o tema da Festa de Dia das Mães, mas não tenho se quer uma reunião para a discussão de temas que desenvolvam os valores e a ética dos alunos, pois isso, dizem, ser uma função individual de cada professor...
Definitivamente NÃO!!
# Bibliografia
Vídeo-aula 7: Educação e ética
Vídeo-aula 8: A construção psicológica dos valores
ARAÚJO, Ulisses F. A construção social e psicológica dos valores. Summus Editorial, 2007.
BOTO, Carlota. A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por escrito. Cad. Cedes, Campinas, dezembro 2003.
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