Unidade 3 - Direitos humanos e convivência democrática
Disciplina: Convivência democrática
Relações sociais de gênero
- Lutas por direitos => cidadania.
- Ampliação dos direitos das mulheres.
- Sair das explicações das diferenças entre homens e mulheres.
- O gênero está ligado às dimensões da desigualdade, isto é, evidente no osso país => devemos sempre interagir com várias dimensões da desigualdade.
- Principais avanços em termos conceituais: diferença biológica X desigualdade social => mostra que essas visões são construídas historicamente e não biologicamente.
- Relações sociais de gênero: organização social da diferença sexual => processo de construção social.
A relação social entre os gêneros ainda levanta muito preconceito e diferenças, infelizmente, reais no nosso dia a dia. |
Diversidade sexual
- Gênero e diversidade sexual: campo coletivo dos direitos sociais => regulamentação da produção => relação entre nacionalidade e conceito de gênero.
- Gênero e diversidade sexual: campo coletivo dos direitos sociais.
- Políticas públicas de Educação pós 1990 => gênero e diversidade sexual.
- Governo FHC: parâmetros curriculares nacionais => ótica de gênero => corpo - saúde - doença.
- A partir do governo Lula as coisas se tornam mais complexas devido às políticas de inclusão => preconceito ligado à sexualidade => desafios para prática docente.
Muito se tem a discutir e evoluir quanta a diversidade sexual, sendo um palco real dentro da realidade da educação. |
# Vivência
Iniciei numa nova escola neste ano de 2012 e para conseguir a vaga expliquei todas as metodologias que eu acreditava serem as melhores para a prática pedagógica, mas como sempre, o fato de ter 1,53m de altura e ser uma mulher com "cara de menina", faz com que as pessoas duvidem da minha capacidade.
O que quero dizer é que com certeza não é tão fácil como um homem alto, mas que agora entrando no 2º bimestre tenho o prazer de ouvir de pais, alunos e corpo docente que não é necessário altura para se conquistar uma turma.
Iniciei numa nova escola neste ano de 2012 e para conseguir a vaga expliquei todas as metodologias que eu acreditava serem as melhores para a prática pedagógica, mas como sempre, o fato de ter 1,53m de altura e ser uma mulher com "cara de menina", faz com que as pessoas duvidem da minha capacidade.
O que quero dizer é que com certeza não é tão fácil como um homem alto, mas que agora entrando no 2º bimestre tenho o prazer de ouvir de pais, alunos e corpo docente que não é necessário altura para se conquistar uma turma.
# Bibliografia
Vídeo-aula 23: Relações sociais de gênero: um direito e uma categoria de análise
Vídeo-aula 24: Gênero e diversidade sexual: desafios para a prática docente
VIANNA, Claudia. Cognição, comportamento e habilidades entre meninos e meninas: entre o sexo e o gênero.
VIANNA, Claudia. Gênero e Diversidade Sexual: desafios para a prática docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário