Disciplina: Convivência democrática na escola
Conceitos básicos a respeito da identidade nos Estudos Culturais:
1) Concepções de identidade: iluminismo (enaltecer alguns alunos para o lado positivo ou negativo), sociólogos (relação dominante à escola, pois se refere ao local, berço, no qual aquele aluno nasceu) e pós-moderno (novas formas de representação e grupos de relacionamento)
=> Todas as concepções são móveis. E toda construção de identidade é móvel estando sempre em processo.
2) Jogos de força:
- Identidade: a norma, o idêntico, o correto.
- Diferença: o outro (aquele que deve ser normalizado deve ser corrigido).
Exemplos: os marcadores que os professores fazem aos alunos, como: as meninas são mais caprichosas.
=> Quem tem poder de classificar e determinar os grupos e quem está dentro ou fora. Marcando assim as diferenças de etnia, de raças, de gêneros, de classe social, etc.
Hoje no cenário do 3º milênio o multiculturalismo é evidente, trazendo diversas influências. Nós vamos nos construindo através das representações de cultura e da nossa relação/interação com tais representações => buscando políticas de identidade, isto é, diz como você deve ser ou te influencia a isto.
=> As representações reafirmam a identidade e a diferença, gerando consequências.
- "Choque de civilizações": acessamos o tempo todo o "outro", ou seja, entramos em contato constante com o que é considerado diferente.
- Novos elementos geradores de conflitos.
- Homogenização X Distinção.
- Representações sobre o outro.
- Reenvindicação da sociedade.
# Vivência
Percebi nas conversas diárias na sala dos professores, que muitas vezes, nos pegamos rotulando os alunos como: "Ahhh... esse é uma graça!!" "Aii não suporto mais esse ele é terrível... nada justifica." ou ainda "Meninas são tão maduras!". Como vamos orientá-los a serem multiculturais e abertos para a porção de coisas novas que o 3º milênio traz, se continuamos com esteriótipos e tradicionalismos baratos.
Percebi nas conversas diárias na sala dos professores, que muitas vezes, nos pegamos rotulando os alunos como: "Ahhh... esse é uma graça!!" "Aii não suporto mais esse ele é terrível... nada justifica." ou ainda "Meninas são tão maduras!". Como vamos orientá-los a serem multiculturais e abertos para a porção de coisas novas que o 3º milênio traz, se continuamos com esteriótipos e tradicionalismos baratos.
# Bibliografia
Vídeo-aula 7: Identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais
Vídeo-aula 8: A característica multicultural da sociedade contemporânea e suas consequências para a convivência democrática
NUNES, Mário Luiz Ferrari. Identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais.
NEIRA, Marcos Garcia. A escola defronte aos dilemas da contemporaneidade.
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